Imigração Manchete Notícias

Número de imigrantes que se tornaram cidadãos americanos em 2022 é o maior em 14 anos

Alta ocorre um ano após o presidente Biden instruir a agência de imigração a eliminar barreiras burocráticas no processo de naturalização

Em Portland (Maine) é o onde o processamento vem sendo feito com mais rapidez. Em apenas 11 meses de espera, é possível obter a cidadania americana (Foto: btlaw.com)
967,4 mil imigrantes adultos foram naturalizados neste ano fiscal (Foto: btlaw.com)

Após uma queda acentuada durante a pandemia de covid-19, os processos de cidadania voltaram a crescer em números não vistos em mais de uma década. Somente no ano fiscal de 2022, 967,4 mil imigrantes adultos foram naturalizados; o maior número desde 2008, quando o recorde de 1.046.539 cidadanias concedidas foi batido.  Os dados são do instituto Pew Research Center.

Ao levar em consideração as crianças que obtiveram a cidadania através de seus pais, o instituto descobriu que 1.023.200 passaram a ser cidadãos dos Estados Unidos no mesmo ano fiscal.

A alta ocorre um ano após o presidente Biden instruir os órgãos federais a eliminar barreiras burocráticas no processo para incentivar os imigrantes qualificados a fazerem o juramento de lealdade à bandeira americana.

Em entrevista recente à CBS News, o diretor do UCIS, Ur Jaddou, disse que a agência lançou campanhas para tornar o processo mais rápido, e simplificou os casos de cidadania para os militares. Em março de 2021, o USCIS realizou a primeira cerimônia de naturalização militar por vídeo.

“É bom que as pessoas se tornem parte desta nação da maneira mais completa possível”, declarou. “Essa tem sido uma prioridade desde o início desta administração e vamos manter o foco em garantir que as pessoas que desejam se tornar americanas possam ser”, completou.

Atualmente, a agência de imigração totaliza 8,7 milhões de processos pendentes, dos quais 666.473 são pedidos de cidadania. A sobrecarga tem atrasado o tempo de espera que, em alguns casos, pode chegar a quase dois anos.

Sobre isso,  Jaddou destacou que o USCIS vai solicitar recursos adicionais ao Congresso para reduzir o acúmulo milionário de casos. No ano fiscal de 2023, também se espera um aumento nas taxas para determinados processos e solicitações adicionais.

Os dados da Pew Research também apontam aumento no número de Green Cards e  uma recuperação ainda tímida da entrada de estudantes estrangeiros, turistas e outros imigrantes não residentes no pais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo