Imigração Manchete Notícias

Atrasos: Agência de Imigração dos EUA acumula mais de 8,7 milhões de processos pendentes

Número é o maior desde 2020, quando a pandemia de covid-19 forçou o fechamento temporário de escritórios do U.S. Citizenship and Immigration Services em todo o país

Aplicações para o formulário I-130 (pedido de Green Card por família), são as que mais demoram (foto:Reuters - Mike Blake)
Aplicações para o formulário I-130 (pedido de Green Card por família), são as que mais demoram (foto:Reuters – Mike Blake)

Com mais de oito milhões de processos em atraso, o tempo de espera dos imigrantes por um serviço da agência de imigração dos Estados Unidos tem sido longo. Dados do U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) revelam que, até 30 de setembro deste ano, haviam 8.753.371 solicitações pendentes. O maior número desde março de 2020, quando a pandemia de covid-19 forçou o fechamento temporário de escritórios do órgão em todo o país. 

“É uma situação séria”, disse Lilia Velásquez, professora adjunta da Escola de Direito da Universidade da Califórnia, à Univision. Segundo ela, a situação se deve, principalmente, ao alto número de casos de asilo que são apresentados  diariamente na fronteira com o México. “E vai crescer muito mais quando a política do Título 42 for eliminada”, alerta a professora.

A fila de aplicações para o formulário I-130 (pedido de Green Card por família) é a maior, com 1.699.329 requerimentos. Na sequência vem o  I-765 (permissões ou autorizações de trabalho), com 1.512.258. O terceiro lugar é ocupado pelas solicitações por meio do formulário I-90 (substitui o green card), com 1.009.769 pendências. 

Requerentes de residência permanente ou ajuste de status através do formulário I-485, e processos de cidadania também estão na espera. Mês passado, um grupo de imigrantes chegou a processar o USCIS pela demora excessiva na naturalização, que os ameaçava de exercer o direito ao voto nas eleições de novembro de 2022.

Em relação aos pedidos de asilo, até 30 de junho havia 505.093 pedidos pelo formulário I-589; sem contar outros quase dois milhões que tramitam no Immigration Case Review Office, EOIR.

Desde o ano fiscal 2010, o acúmulo de casos no USCIS multiplicou mais de quatro vezes. O aumento da imigração para os Estados Unidos, de forma geral, também é apontada como causa para sobrecarga de processos. Em 2017, primeiro ano do governo de Donald Trump, havia 5.606.618 pedidos de benefícios pendurados. Quatro anos depois, em 2021, quando Biden chegou à Casa Branca, a fila registrava 6.380.926 processos pendentes de resolução.

Baixe nosso aplicativo