Antonio Tozzi Esportes

O drama do Botafogo

John Textor está sendo processado pela CBF por ter acusado a entidade que comanda o futebol brasileiro de corrupta (Foto: FogãoNET)
John Textor está sendo processado pela CBF por ter acusado a entidade que comanda o futebol brasileiro de corrupta (Foto: FogãoNET)

O Campeonato Brasileiro mais emocionante e imprevisível dos últimos tempos está chegando ao fim. E o Verdão surge como o principal favorito a vencer o Brasileirão pela 12ª vez em sua história e ampliar sua vantagem sobre os rivais.

No início da competição, os especialistas apontavam como favoritos à conquista do título o próprio Palmeiras e o Flamengo – os dois clubes que mais faturaram títulos no futebol brasileiro e sul-americano nos últimos cinco anos -, além do Atlético-MG, dono de um bom elenco. E a tabela do Brasileirão realmente aponta os três favoritos nas quatro principais colocações. Há, porém, um intruso que agitou o campeonato e é o grande protagonista desta edição do Campeonato Brasileiro de 2023: o Botafogo, atual vice-líder do certame.

Vale a pena rememorar o histórico da competição. Se alguém perguntasse a um botafoguense se ele estaria satisfeito em disputar a Taça Libertadores da América no ano que vem certamente ele exultaria, pois o desempenho do time da Estrela Solitária vem fazendo campanhas pálidas na principal competição nacional de clubes do Brasil. Pois bem, apesar de estar na vice-liderança, ter garantido presença na Libertadores e ainda ter chance de ser campeão nacional, o torcedor botafoguense está com um gosto amargo na boca.

O motivo é simples. Com um elenco formado por jogadores pouco conhecidos e sem nenhum craque renomado, o Glorioso estreou no Brasileirão derrotando o São Paulo no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Sites de torcedores sampaulinos criticaram a atuação do Tricolor paulista por ter perdido para uma equipe que deveria apenas fazer figuração na competição.

Entretanto, no decorrer do primeiro turno, o Alvinegro carioca foi surpreendendo e acumulando vitórias, sobretudo em seu estádio, onde foi colocado um gramado sintético, batizado carinhosamente  de “tapetinho”. Os favoritos sucumbiram diante da nova força do futebol brasileiro, que derrotou os favoritos Flamengo e Palmeiras fora de casa. Nomes como Tiquinho (vice-artilheiro da competição), Adryelson, Eduardo e o goleiro Lucas Perri, entre outros, se tornaram ídolos de um clube cuja última grande conquista foi ser campeão nacional em 1995!

O Botafogo foi protagonista de uma das campanhas mais incríveis na era dos pontos corridos do Brasileirão. Depois de realizar o primeiro turno mais efetivo do campeonato após a adoção da fórmula de pontos corridos, somando 47 pontos entre os 57 possíveis, o Alvinegro carioca virou o fio e está fazendo uma campanha no segundo turno de time rebaixado, somando até agora 16 pontos em 16 rodadas.

Alguns resultados foram emblemáticos. Ainda como líder da competição, o Botafogo recebeu o Verdão em seu estádio, no Rio de Janeiro, e fez um primeiro tempo primoroso. Abriu 3 a 0 e poderia ter feito mais gols, pois desperdiçou algumas oportunidades. Na volta do intervalo, porém, o panorama se modificou. Endrick, o jovem craque palmeirense, fez uma jogadaça e diminuiu a vantagem do time carioca. Mais do que isto, o garoto de 17 anos sinalizou aos seus companheiros mais experientes que estava a fim de decidir e chamou a responsabilidade para si.

Aos 37 minutos da etapa final, o árbitro assinalou um pênalti a favor do Botafogo. Tiquinho pegou a bola e chutou no canto esquerdo do goleiro Weverton, que defendeu bem e evitou que o Alvinegro carioca fizesse 4 a 1, determinando a vitória do time da casa. Mais do que isso, provavelmente a vitória pavimentaria o caminho do Fogão para o título de campeão nacional.

Na sequência, Endrick, o menino-prodígio, anotou seu segundo gol e botou fogo (sem trocadilho) no jogo. O empate veio com uma tabela de cabeça entre Gustavo Gomez e Flaco Lopez, com o argentino tocando para o fundo das redes. No último lance da partida, um jogador do Botafogo comete uma falta na intermediária. Raphael Veiga levanta a bola na área e o zagueiro Murilo pega de chapa decretar a virada palmeirense e o placar final de 4 a 3 para o Verdão.

Como se essa virada não fosse suficiente, o Botafogo protagonizou outro vexame. Depois de estar vencendo o Grêmio por 3 a 1 em São Januário, permitiu que Luizito Suarez marcasse três gols para determinar a virada gremista por 4 a 3. No intervalo entre as duas viradas, o Fogão contabilizou mais duas derrotas de 1 a 0 para Cuiabá em casa e para o Vasco fora.

A partir daí, começou uma coleção de empates com Fortaleza, Red Bull Bragantino, Santos e Coritiba, que reduziram significativamente as probabilidades de conquistar o título.

Em vez de diagnosticar os motivos pela queda acentuada do Botafogo, John Textor, o dono da SAF, preferiu contratar uma empresa para apontar erros que teriam prejudicado sua equipe em detrimento de outras, sobretudo a favor do Palmeiras. Acho que ele deveria mudar o foco e identificar as razões por esse fracasso fenomenal.

Verdão atropela o Coelho

Em mais uma noite mágica de Endrick, Flaco López o substituiu com categoria, marcando dois gols na goleada palmeirense (Foto: Cesar Greco/SEP)
Em mais uma noite mágica de Endrick, Flaco López o substituiu com categoria, marcando dois gols na goleada palmeirense (Foto: Cesar Greco/SEP)

O Palmeiras goleou o América-MG por 4 a 0 na quarta-feira (29), no Allianz Parque, e abriu vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Embalado por mais uma atuação importante de Endrick, o Verdão dominou o confronto e bateu o Coelho com gols do jovem atacante e um contra de Eder, no primeiro tempo, e com dois de Flaco López na segunda etapa. A dois jogos do término da competição, a equipe palmeirense agora tem a possibilidade de definir a conquista do bicampeonato seguido no domingo.

O Verdão agora soma 66 pontos e tem três de vantagem para Botafogo, Atlético-MG e Flamengo, que estão empatados com 63 pontos. O Verdão garante o título se terminar o domingo com quatro pontos de vantagem para o vice-líder. O América-MG continua na lanterna com 21 pontos.

Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Fluminense, no domingo (3), no Allianz Parque, no mesmo dia da partida entre América-MG e Bahia, em Belo Horizonte.

Galo canta alto no Maracanã

Edenilson foi o autor do segundo gol atleticano na vitória sobre o Flamengo diante de um Maracanã lotado pela torcida rubro-negra (Foto: Atlético-MG)
Edenilson foi o autor do segundo gol atleticano na vitória sobre o Flamengo diante de um Maracanã lotado pela torcida rubro-negra (Foto: Atlético-MG)

Com grande atuação, o Atlético-MG bateu o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã, na quarta-feira (30), e ultrapassou o rival na disputa pelo título do Brasileirão. Com gols de Paulinho, Edenílson e Rubens, o Galo venceu e chegou aos 63 pontos.

Com a vitória, o Atlético-MG chegou aos 63 pontos no Brasileirão, igualou-se à pontuação do Flamengo e ultrapassou o rival na luta pelo título da competição pelo critério de saldo de gols.

Com relação estremecida há 13 anos, os técnicos Luiz Felipe Scolari e Tite se cumprimentaram antes da partida entre Flamengo e Atlético-MG no Maracanã. Logo em seguida ao hino nacional, Tite se encaminhou ao banco de reservas do Galo e abraçou Felipão.

O Atlético-MG recebe o São Paulo na Arena MRV, no sábado (2). O Flamengo recebe o Cuiabá, no Maracanã, no domingo (3).

Botafogo novamente cede empate no final

Tiquinho Soares marcou de pênalti, mas o Fogão amargou um empate com o vice-lanterna em Curitiba (Foto: Assessoria de Comunicação)
Tiquinho Soares marcou de pênalti, mas o Fogão amargou um empate com o vice-lanterna em Curitiba (Foto: Assessoria de Comunicação)

Coritiba e Botafogo empataram por 1 a 1 em um jogo com final alucinante no Couto Pereira. O time carioca chegou ao seu gol aos 51min do segundo tempo, de pênalti, com Tiquinho Soares. Parecia que seria o gol da vitória, que deixaria o Alvinegro a um ponto do líder Palmeiras. Porém, na saída de bola, o Coxa empatou com Edu, aos 53, no último lance do jogo.

Por dois minutos, logo depois do gol de Tiquinho nos acréscimos, o Botafogo se viu a apenas um ponto do Palmeiras, mas tudo se desfez quando Edu empatou o jogo. Com o resultado, o Alvinegro ficou na segunda posição, com 63 pontos, três a menos que o líder.

O destino do Coxa no campeonato já está definido com o rebaixamento, mas o empate deixa a equipe com 30 pontos, no penúltimo lugar.

O Coritiba tem compromisso no próximo domingo (3) diante do Bragantino, no Nabi Abi Chedid. O Botafogo volta a campo também no próximo domingo, para enfrentar o Cruzeiro, no estádio Nilton Santos. Será o último encontro com a torcida em sua casa neste Brasileirão.

Fluminense calou a Vila Belmiro

German Cano marcou 40 gols nessa temporada e o artilheiro diz que ainda que fazer mais (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)
German Cano marcou 40 gols nessa temporada e o artilheiro diz que ainda que fazer mais (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)

O atual campeão da Conmebol Libertadores teve um treino de luxo na quarta-feira (29): de olho no Mundial de Clubes, em dezembro, o Fluminense escalou titulares, venceu o Santos por 3 a 0 na Vila Belmiro e complicou o rival na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, já em sua 36ª rodada. O Flu teve quase 70% de bola no duelo, chegou à vitória com gols de Martinelli, Arias e Cano e está confortável na tabela; o Peixe, por sua vez, foi completamente dominado e não esteve no seu dia – quando criou, mandou três bolas na reta final da partida. O risco de queda ainda é grande a duas rodadas do fim.

A vitória leva o Fluminense aos 56 pontos, em sétimo lugar na tabela. O Santos permanece com 43 e fica a dois do Bahia, que perdeu do São Paulo e abre o Z-4 com 41 pontos.

O Santos visita o Athletico-PR no próximo domingo (3), na Ligga Arena. O Fluminense, por sua vez, visita o Palmeiras também no domingo, no Allianz Parque. Os dois jogos são válidos pela 37ª rodada do Brasileirão.

Tricolor perde a “virgindade” na Bahia

Com um gol de Caio Paulista nos acréscimos, o São Paulo venceu o Bahia por 1 a 0 na noite da quarta-feira (29), na Fonte Nova, em Salvador, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro e conquistou sua primeira vitória como visitante na competição deste ano. De quebra, o time paulista afastou qualquer risco de rebaixamento. Situação bem diferente da do Bahia. O time de Rogério Ceni continua no Z-4 e precisa reagir na reta final para seguir na Série A na próxima temporada.

A vitória coloca o São Paulo na nona colocação, com 50 pontos e longe de qualquer risco de Z-4 na reta final do Brasileirão. O Bahia, por sua vez, continua com apenas 41 pontos e na zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, a penúltima do Brasileirão, o São Paulo joga no sábado (2) contra o Atlético-MG, no Mineirão, em Belo Horizonte. O Bahia atua no domingo (3) contra o América-MG, no Independência, também na capital mineira.

Internacional derrota Cuiabá fora de casa

Pedro Henrique marcou o segundo gol do Internacional no final da partida (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Pedro Henrique marcou o segundo gol do Internacional no final da partida (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

O Inter, enfim, conheceu a primeira vitória na Arena Pantanal. Na noite da quarta-feira (29), o Colorado aplicou 2 a 0 no Cuiabá. Os gols da partida saíram no segundo tempo. Aos seis minutos, Enner Valencia recebeu lançamento de Wanderson e chutou por cima de Walter. No fim, aos 43, Mauricio cruzou para Pedro Henrique garantir os três pontos. Com o resultado, o Colorado ainda acabou com as chances de rebaixamento, já que tem sete a mais que o Vasco, 17º e primeiro do Z-4 (49 a 42), e está virtualmente classificado à Sul-Americana. O Santos, 15º com 43, tem saldo – 21, enquanto o dos gaúchos é de – 2.

Com o resultado, o Cuiabá soma 48 pontos e está em 11º lugar no Brasileirão. O Inter tem 49 e ocupa o 10º.

Na próxima rodada, o Cuiabá encara o Flamengo. A partida será disputada no domingo (3), no Maracanã. O Colorado entra em campo um dia antes. No sábado (2), os gaúchos pegam o Corinthians na Neo Química Arena.

Timão derrota Vasco da Gama no Rio e mantém o tabu de 13 anos

O paraguaio Romero anotou dois gols na vitória corintiana sobre o Vasco da Gama no Rio de Janeiro (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
O paraguaio Romero anotou dois gols na vitória corintiana sobre o Vasco da Gama no Rio de Janeiro (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Em confronto direto na luta contra o rebaixamento, pela 36ª rodada do Brasileirão, o Corinthians esteve atrás no placar por duas vezes, mas conseguiu virar sobre o Vasco em São Januário, venceu por 4 a 2 e se afastou do Z-4. O Cruz-Maltino marcou com Puma Rodríguez e Vegetti no primeiro tempo, mas o Timão conseguiu empatar com Romero. Na etapa final, os jovens Gabriel Moscardo e Giovane marcaram seus primeiros gols como profissionais e deram a vitória para a equipe visitante.

Com o resultado, o Corinthians vai a 47 pontos e sobe para o 11º lugar. Já o Vasco segue com 42 pontos, no 16º lugar, podendo entrar no Z-4 caso o Bahia empate com o São Paulo.

O Timão mantém a sequência sem derrotas para o Cruz-Maltino, que já dura 13 anos e 22 jogos. A última vez foi no Brasileirão de 2010.

O Vasco volta a campo no domingo (3), contra o Grêmio, fora de casa. Depois, na quarta (6), encerra a participação no Brasileirão contra o Bragantino, em São Januário. Já o Corinthians recebe o Internacional, no sábado (2), e encara o Coritiba, no Couto Pereira, na última rodada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo