Histórico

O olhar sensível de Sam Robles

Fotógrafo brasileiro é premiado na Flórida

Apesar do nome com sotaque americano, Sam Robles é brasileiro. Vivendo há quase 10 anos nos Estados Unidos, este paulista de Deerfield Beach começa a sentir o prazer do reconhecimento do seu trabalho, através de sua paixão – a fotografia. Por dois anos seguidos (2008 e 2009), ele recebeu o prêmio de melhor imagem do South Florida Camera Club, uma entidade que congrega os mais destacados profissionais do ramo na região. E para celebrar o sucesso, Sam vai inaugurar nas próximas semanas o seu novo estúdio, onde pretende alçar voos ainda mais altos, especialmente na área em que quer trilhar: os retratos de esportistas.

Nem dá para imaginar que a fotografia surgiu quase por acaso na vida do brasileiro. “Comprei minha primeira câmera aqui nos Estados Unidos, apenas para mandar minhas fotos para a família no Brasil”, lembra Sam. De tanto elogiarem as imagens, ele se convenceu de que tinha talento e passou a investir na vocação. Auto-didata, não hesitou em checar sites e revistas especializadas em fotografia e, aos poucos, foi desenvolvendo sua própria técnica e aflorando a sensibilidade do seu olhar pela lente. Tudo isso sem largar o emprego num car wash, pois precisava pagar as contas.

E foi justamente o ambiente de trabalho que lhe valeu o primeiro prêmio do Clube, em 2008, uma foto que mostra seis funcionários com feições expressivas e iluminação perfeita (já em 2009, a imagem premiada é a de um tenista). Ele está ansioso pela inauguração de seu estúdio: “Vou ampliar as minhas possibilidades e ainda terei oportunidade para alugar o espaço a outros profissionais”, acredita o brasileiro, cujo site (www.samrobles.com) disponibiliza várias de suas fotografias.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo