Marina Elliot

O que está realmente acontecendo com o mercado imobiliário

“Como está o mercado?”, me perguntam. “Vou esperar o mercado cair”, eu escuto.

Gente, isso não é 2008. Isso não é uma bolha.

O mercado está sendo injetado com dinheiro de verdade.

Cerca de 98% das transações que realizo são em espécie, propriedades de milhões de dólares estão sendo compradas em CASH. As que são financiadas são propriedades de $500,000 pra baixo, mesmo assim não menos que 60% do valor é financiado. Além disso, conseguir empréstimo hoje em dia não é uma tarefa fácil, os bancos estão rígidos, não querem repetir 2008.

Esses compradores que pagam em espécie estão vindo de todos os lugares: Califórnia, Nova York, Venezuela, Colômbia… A covid-19 globalizou o mundo de verdade, a economia, e com isso, também os negócios. Já que muitos negócios estão sendo feitos virtualmente, as pessoas estão ficando em casa, curtindo a família, e estão notando que precisam de mais espaço em seus lares. Essa demanda não tem sinais de diminuir.

Então, caso você esteja esperando o momento certo para comprar sua casa, esperando o mercado acalmar… você está perdendo dinheiro e bastante.

Vamos analisar isso em números. No mercado imobiliário em Doral, por exemplo, o preço médio das casas teve um aumento de 33.3% nos últimos 12 meses. O que significa que uma casa que poderia ser comprada por $1,000,000 há um ano atrás, agora está por $1,333,000. Esse aumento de $333,000 no valor total significa um aumento de $1,552 no pagamento mensal da hipoteca. No total, esse empréstimo custa $558,590 (números baseados em uma hipoteca de 30 anos com 3.8% de juros).

Para visualizar melhor a situação, segue abaixo um breve quadro do mercado imobiliário, a apreciação do mercado e os cálculos da apreciação nos diversos padrões de casas.

O número de casas sob contrato continuam a subir, as casas não ficam disponíveis no mercado por muito tempo, e parece que isso não vai mudar tão cedo. Você vai continuar a perder dinheiro ou está pronto pra agir e garantir seu patrimônio? 

Fonte: Estudo do Mercado da Compass do 2º trimestre. Estudo completo a disposição
Fonte: Estudo do Mercado da Compass do 2º trimestre. Estudo completo a disposição
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo