Obama marca reunião sobre reforma imigratória para 8 de junho

0
667
Obama fará discurso de despedida no dia 10
Obama fará discurso de despedida no dia 10

Encontro entre presidentes e congressistas será na Casa Branca para analisar a questão

Anote na agenda: no dia 8 de junho todas as atenções dos imigrantes e ativistas estarão voltadas para a Casa Branca, onde o presidente Barack Obama e os congressistas terão o primeiro encontro para tratar da tão esperada reforma da lei imigratória. A reunião servirá para que o governo e os parlamentares busquem a articulação política necessária para que o tema seja lançado no Congresso americano ainda este ano, conforme promessa do próprio presidente. A informação foi divulgada por uma fonte da administração Obama.

Esse mesmo assessor esclareceu que não se trata de uma audiência com grupos externos, mas uma conversa preliminar entre democratas e republicanos para analisar a questão por prismas diferentes. “Temos discussões semelhantes sobre planos de saúde e responsabilidade fiscal”, comparou, sem querer rotular o encontro.

Promessa

Durante uma reunião com ativistas de origem hispânica, Obama prometeu que o assunto seria analisado ainda em seu primeiro ano de gestão. Pouco tempo depois, autoridades democratas previram que o primeiro passo nesse sentido seria dado no mês de maio, mas isso só não aconteceu porque a Casa Branca está envolvida em muitas outras questões – também – de suma importância, como a escolha de um novo juiz para a Suprema Corte.