Obama se reúne com governadora do Arizona

0
569

Presidente recebeu apoio de Jan Brewer (foto) pela reforma imigratória, mas somente quando as fronteiras do país estiverem totalmente seguras

Depois de uma audiência com o presidente Barack Obama, a governadora do Arizona, Jan Brewer, que recentemente sancionou uma legislação antiimigrante em seu estado, prometeu trabalhar junto com o governo pela reforma imigratória, desde que primeiro as fronteiras do país estejam seguras. “Concordamos em unir forças para encontrar uma solução”, disse a governadora, após o “cordial” encontro com o líder da nação. Uma nova reunião deve acontecer dentro de algumas semanas, desta vez em Phoenix (Arizona).
Em abril, o estado aprovou a lei SB 1070, que criminaliza a presença de indocumentados, gerando uma série de protestos em várias partes do mundo. A iniciativa fez com que cidades americanas anunciassem boicote ao Arizona, cancelando negócios e eventos previamente agendados para a região. “Fiz o que acho o melhor para a população do meu estado”, defendeu-se a governadora. A Casa Branca, porém, anunciou na época em contestar as medidas na Suprema Corte e Obama qualificou a legislação de “irresponsável”. O caso está sendo analisado pelo Departamento de Justiça dos EUA.
No encontro da quinta-feira, o assunto principal foi a segurança da fronteira com o México. O presidente prometeu que a maioria dos 1.200 militares da Guarda Nacional serão deslocados para o Arizona, uma área onde os conflitos são constantes. Há poucas semanas, um fazendeiro local morreu assassinado, provavelmente por coiotes que tentavam atravessar indocumentados pela divisa.
“A governadora Brewer vê a necessida de o governo concentrar esforços na segurança das fronteiras e o presidente Obama não abre mão da necessidade de uma reforma”, resumiu o secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, após a reunião. Obama determinou que alguns de seus assessores visitem o Arizona para debater com população e autoridades a questão da imigração.