Onda de calor na Europa leva 11 países a decretarem emergência

Temperaturas passam os 40ºC e calorão é apelidado de Lúcifer

0
2191
Calor na Europa passa dos 40ºC
Calor na Europa passa dos 40ºC

A Europa vive uma onda intensa de calor, que levou onze países a anunciarem um plano de emergência.  Apelidada de “Lúcifer” pela imprensa italiana, a onda de calor tem assolado os países do Sul e do Leste europeu com temperaturas ultrapassando os 40° C durante o dia.

França, Espanha, Itália e os países dos Balcãs foram os mais afetados até agora, mas outras regiões ao norte como a Polônia também estão inesperadamente altas.

De acordo com a Reuters, duas pessoas morreram por conta do calor, uma na Romênia e uma na Polônia, e muitas mais foram hospitalizadas com insolação e outros danos relacionados ao calor excessivo.

As autoridades dos 11 países recomendaram que a população permaneça em lugares cobertos durante os horários em que o calor é mais intenso, evite ficar muito tempo exposta ao sol e se hidrate com frequência. A expectativa é que a temperatura continue em torno de 40°C durante o resto desta semana.

A Itália foi um dos primeiros países a sentir o impacto da mudança climática que tem atingido a região desde o começo de julho. As autoridades italianas emitiram um alerta de risco climático em mais de 26 cidades (principalmente as mais turísticas como Veneza e Roma) e tem tomado várias medidas para superar a seca.

No início do mês de julho, mais de 2800 fontes de água da cidade de Roma foram desligadas após o registro de queda do nível de água do Lago Bracciano, uma das principais fontes de água da cidade.