Histórico

ONU promete levar ajuda mantimentos a Gaza

Acordo garante ajuda humanitária à região atacada por Marinha de Israel há mais de duas semanas

Depois de duas semanas de conflitos, finalmente as Nações Unidas anunciaram o acordo para distribuir a ajuda humanitária a Gaza. Os mantimentos seriam levados para a região por uma frota de navios que foi atacada pela Marinha israelense. A ONU obteve o consentimento dos donos da carga dos três navios turcos para tomar posse e responsabilidade de toda a carga e assegurar sua pronta distribuição em Gaza por motivos humanitários, afirmou o coordenador especial do organismo para o Oriente Médio, Robert Serry.

Israel aceitou a entrega por parte da ONU da carga de dez mil toneladas que se encontra nas adegas dos navios interceptados no dia 31 de maio em águas internacionais. O diplomata disse ter razões para acreditar que o movimento radical islâmico Hamas, que controla a faixa palestina, não interferirá na distribuição da ajuda, além de que todas as partes respeitarão a independência da ONU no processo.

“O fechamento e o bloqueio de Gaza deve terminar, disse o coordenador da ONU, que comemorou o consenso internacional sobre a necessidade de mudar a estratégia sobre o território palestino. No dia 31 de maio, militares israelenses atacaram uma frota internacional de ajuda humanitária que seguia para a faixa de Gaza com militantes pró-palestinos. Na ocasião, nove militantes turcos morreram e 20 pessoas ficaram feridas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo