Ciência e Tecnologia

Operado por médico brasileiro, primeiro paciente a receber transplante de rim de porco tem alta em Boston

Richard Slayman sofria de uma doença renal em estágio avançado, vivendo com diabetes tipo 2 e hipertensão

Richard Slayman com a equipe liderada pelo médico brasileiro Leonardo Riella (dir.). Foto: Pleno News

Na quarta-feira (3), o primeiro ser humano a receber o transplante de um rim de porco geneticamente modificado teve alta do Massachusetts General Hospital, em Boston. Richard Slayman, de 62 anos, expressou sua gratidão e afirmou que há muitos anos não se sentia tão saudável. “Estou vivendo um momento que desejei por muitos anos. Agora, é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida”, postou em suas redes sociais.

O transplante foi liderado pelo médico brasileiro Leonardo Riella, realizado em 16 de março. “Trabalhamos meses para que o transplante fosse bem-sucedido. Ver ele saindo do hospital, com o rim funcionando, foi uma emoção muito grande”, disse Riella em entrevista ao jornal O Globo.

Richard Slayman sofria de uma doença renal em estágio avançado, vivendo com diabetes tipo 2 e hipertensão, e fazia diálise há sete anos. Ele já havia recebido um transplante de rim de outra pessoa em 2018, mas o órgão falhou cinco anos depois, levando-o de volta à diálise em 2023.

A espera por um transplante de rim é longa, com cerca de 30 mil pacientes no Brasil e 100 mil nos Estados Unidos aguardando na fila. O transplante de um rim de porco representa um marco na medicina, oferecendo uma nova esperança para aqueles que aguardam por um órgão e prometendo avanços significativos no tratamento além da hemodiálise.

A pesquisa por trás desse procedimento visa não apenas aumentar a oferta de órgãos, mas também desenvolver alternativas eficazes de tratamento para pacientes com insuficiência renal, representando um avanço importante na área médica.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo