Ciência e Tecnologia Geral Mundo

Organização Mundial da Saúde alerta para ‘epidemia global de solidão’

Durante os próximos três anos, a comissão se dedicará a abordar a "ameaça premente para a saúde" representada pela epidemia global de solidão

Solidão atinge quase 1 em cada 4 adultos em 142 países. Foto: Gallup News

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na quarta-feira (15) que está oficialmente elevando a solidão ao status de uma prioridade de saúde global, inaugurando a Comissão de Conexão Social. Durante os próximos três anos, a comissão se dedicará a abordar a “ameaça premente para a saúde” representada pela epidemia global de solidão, utilizando as mais recentes evidências científicas para desenvolver estratégias que auxiliem as pessoas a fortalecer suas conexões sociais.

A co-presidência dessa comissão será liderada pelo Enviado da Juventude da União Africana, Chido Mpemba, e pelo Cirurgião Geral dos EUA, Dr. Vivek Murthy. Os especialistas têm expressado preocupação extensiva sobre os riscos do isolamento social, destacou a solidão como uma ameaça “subestimada” à saúde que agora atinge proporções generalizadas. “Por muito tempo, a solidão existiu por trás das sombras, invisível e subestimada, causando doenças mentais e físicas”, afirmou Murthy. “Agora, temos a oportunidade de mudar isso.”

A solidão ganhou destaque recentemente no setor de saúde pública, com o estado de New York nomeando a terapeuta sexual Dra. Ruth Westheimer como sua primeira embaixadora da solidão na semana passada. Em maio, o Dr. Murthy apresentou uma estrutura para abordar a solidão e “consertar a estrutura da nossa nação”. Esta tendência não é exclusiva dos EUA; em 2018, o Reino Unido nomeou seu primeiro ministro da solidão.

Estudos revelam que a falta de certos tipos de conexões sociais está associada a problemas de saúde mental, aumentando o risco de ansiedade, depressão e suicídio. O Dr. Murthy alertou que a desconexão social tornou-se um fator-chave na crise global de saúde mental, afetando aproximadamente um bilhão de pessoas, incluindo um quarto dos adolescentes.

Além dos impactos na saúde mental, a solidão e o isolamento social podem contribuir para problemas de saúde física. Pessoas sem conexões sociais têm maior probabilidade de morrer prematuramente, enfrentando riscos como má função imunológica, hipertensão e um aumento de 30% no risco de AVC. A solidão também está ligada ao declínio cognitivo e a um aumento de 50% no risco de demência. O impacto é tão significativo que estudos o comparam a fumar até 15 cigarros por dia.

Embora a solidão tenha sido frequentemente associada aos idosos, uma pesquisa global revelou que quase 1 em cada 4 adultos em 142 países se sente muito ou bastante solitário. Crianças e adolescentes também não estão imunes, com mais da metade relatando sentimentos de solidão em estudos recentes.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo