Imigração

Orlando terá atendimento jurídico gratuito para imigrantes

Outras cidades da Flórida contam com iniciativas de apoio lideradas por igrejas, centros comunitários e organizações sem fins lucrativos

A Flórida registra um dos maiores índices de população estrangeira dos Estados Unidos; por isso, mudanças legislativas afetam diretamente o cotidiano das famílias (Foto: Freepik)
A Flórida registra um dos maiores índices de população estrangeira dos Estados Unidos; por isso, mudanças legislativas afetam diretamente o cotidiano das famílias (Foto: Freepik)

Orlando receberá no próximo dia 1º de dezembro um mutirão especial de orientação jurídica gratuita para imigrantes, promovido pela IF You Foundation, organização comunitária que atua no apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. A ação, que acontecerá na região da International Drive, oferecerá esclarecimentos sobre processos migratórios, direitos básicos, documentação e encaminhamentos para casos mais complexos. Mais detalhes sobre como participar da iniciativa e informações sobre futuros eventos podem ser consultados no site oficial: https://ifyoufoundation.org.

A entidade reforça que não realiza processos migratórios, mas funciona como ponto de apoio para encaminhamento seguro e responsável — algo fundamental em um estado onde cresce o número de pessoas enganadas por consultores não autorizados.

A iniciativa surge em um momento de forte demanda por suporte jurídico, especialmente na Flórida, onde comunidades brasileiras, hispânicas e haitianas têm buscado orientação diante de mudanças frequentes em políticas de imigração, fiscalização mais rigorosa e aumento de casos envolvendo detenções por irregularidades documentais.

Cidades como Orlando, Miami, Tampa e Fort Lauderdale contam com iniciativas de apoio lideradas por igrejas, centros comunitários e organizações sem fins lucrativos, algumas das quais mantêm parcerias com redes nacionais de proteção a imigrantes. Entre elas, destaca-se a Catholic Legal Services (https://www.catholiclegalservices.org), que oferece atendimento com valores reduzidos ou gratuito, e a American Immigration Lawyers Association – AILA, que disponibiliza um diretório de profissionais certificados: https://www.aila.org.

Além disso, órgãos governamentais também fornecem informações oficiais — embora não realizem atendimento jurídico — como o U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS), responsável pelos processos migratórios no país (https://www.uscis.gov), e o Department of Homeland Security (DHS), que emite diretrizes e atualizações sobre políticas de imigração (https://www.dhs.gov).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo