Histórico

País quer erradicar a miséria até 2022

Plano do governo é acabar com a desnutrição e o analfabetismo

No papel, os brasileiros terão qualidade de vida semelhante aos moradores de países do Primeiro Mundo. Este, pelo menos, é o objetivo do Plano Brasil 2022, apresentado esta semana pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, que contém metas ousadas nas áreas social, econômica e ambiental. O governo quer erradicar, até o ano em que a nação comemora o bicentenário de sua independência, o analfabetismo, as diferenças de raça e a desnutrição.

Para o ministro da pasta, Samuel Pinheiro, o projeto é audacioso, mas possível. Queremos ainda promover investimentos em infraestrutura, em especial em termos de transportes públicos. Para isso, precisamos que o país cresça 7% ao ano a partir de 2011, disse. A economia, aliás, também está incluída no projeto: a ideia é universalizar o emprego formal, igualar salários de homens e mulheres e reduzir a zero a pobreza absoluta . O mote do programa é distribuir para crescer.

Perguntado se o Brasil será, então, um país desenvolvido, o ministro respondeu que o caminho esta sendo preparado para isso. Esse é um passo muito significativo nesse sentido, concluiu Pinheiro, negando que a divulgação do plano tenha fins eleitoreiros.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo