Mundo

Papa Francisco acolhe pedido de renúncia de bispo brasileiro acusado de desviar R$ 2 milhões

Dom José Ronaldo e cinco padres estão respondendo a processo sobre desvio de dinheiro da Igreja Católica

Bispo Dom José Reinaldo é acusado de corrupção (Foto: G1)
Bispo Dom José Reinaldo é acusado de corrupção (Foto: G1)

DA REDAÇÃO – O Papa Francisco acolheu, na última semana, o pedido de renúncia de Dom José Ronaldo, acusado de desviar, junto com outros cinco padres, R$ 2 milhões em dízimos da Diocese de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. O anúncio foi publicado pelo Vaticano e divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na semana em que ocorreu a primeira audiência de instrução do julgamento dos religiosos. As informações são do G1.

“O Santo Padre Francisco aceitou a renúncia do governo pastoral da diocese de Formosa (Brasil) apresentada por S.E. Dom José Ronaldo Ribeiro e nomeia administrador apostólico de Formosa S.E. Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba”, informa o comunicado.

O anúncio foi publicado na madrugada desta quarta-feira, no Bollettino Sala Stampa Della Santa Sede, uma espécie de “diário oficial” do Vaticano.

O comunicado nomeia como bispo responsável pela Diocese de Formosa Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo Metropolitano de Uberaba, que já havia sido nomeado interventor, depois que o bispo foi preso no último dia 19 de março, durante a Operação Caifás, deflagrada pelo Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO).

A primeira audiência de instrução do processo aconteceu na segunda-feira (10). As duas testemunhas que foram ouvidas relataram que houve um significativo aumento nos gastos por parte do bispo da cidade, José Ronaldo. Além disso, relataram ameaças feitas por um padre que estava investigando as irregularidades. Ainda é preciso ouvir mais de 30 testemunhas, além dos 11 denunciados.

Como ainda faltam ouvir mais de 40 pessoas, duas novas audiências foram marcadas, uma para o dia 13 de setembro e outra para 11 de outubro. Porém, o Ministério Público acredita que as audiências só terminem em dezembro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo