Esportes

Patrocinador de Ryan Lochte rompe com nadador e doa $50 mil para causas sociais no Brasil

Speedo vai doar dinheiro que seria destinado ao nadador para crianças do Brasil: "Não podemos admitir este comportamento", diz a empresa esportiva em nota

Speedo enviou nota nesta segunda
Speedo enviou nota nesta segunda

A gigante esportiva Speedo rompeu contrato com o nadador Ryan Lochte – que se envolveu em polêmica ao afirmar que tinha sido assaltado a mão armada no Rio – e vai doar $50 mil a projetos sociais na cidade.   A ABC News divulgou a nota oficial da empresa, que, por sua vez, afirma não poder compactuar com o comportamento do atleta, apesar de anos de parceria. Leia a nota na íntegra.

“A Speedo EUA anuncia hoje a decisão de acabar com o patrocínio de Ryan Lochte. Como parte dessa decisão, Speedo EUA vai doar uma parte $ 50.000 do dinheiro de Lochte a Save the Children, um parceiro de caridade mundial da empresa-mãe da Speedo EUA, para crianças no Brasil. Embora tenhamos desfrutado de uma relação vencedora com Ryan por mais de uma década, em que ele foi um membro importante da equipe, não podemos tolerar um comportamento que é contrária aos valores desta marca há muito tempo. Agradecemos suas realizações e esperamos que ele siga em frente e aprenda com esta experiência”, diz o comunicado.

Em entrevista exclusiva à TV Globo em New York, no último sábado, Lochte pediu desculpas ao povo brasileiro e disse ter sido imaturo em suas atitudes. Ao mesmo tempo, o nadador não afirmou que tenha mentido, apenas exagerado nas afirmações que fez ao público.

Outras doações

O nadador James Feigen, amigo de Lochte, pagou multa de 35 mil reais e foi liberado para voltar aos EUA. O dinheiro, convertido em material esportivo, será doado para o Instituto Reação, ONG que funciona na Rocinha. Outros competidores americanos, Gunnar Bentz e Jack Conger foram liberados após prestarem depoimento na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista, no Leblon. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos divulgou nota pedindo desculpas formais aos cariocas e ao povo brasileiro pela conduta dos nadadores. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse sentir “pena e desprezo” dos nadadores americanos.

Aos 32 anos, Ryan Lochte é um dos nadadores mais bem sucedidos da história, sendo dono de 12 medalhas olímpicas entre Atenas 2004 e Rio 2016, na qual nadou em duas modalidades, ganhando um ouro no revezamento 4x200m livre. (Com G1)

Ryan Lochte
Ryan Lochte
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo