Imigração Manchete Notícias

Pentágono vai auditar contrato milionário para construção de muro da fronteira

Segundo críticos, há suspeita de tráfico de influência para escolha de empresa que apoia Trump

Companhia receberá $ 400 milhões para erguer novo muro no estado do Arizona (Foto Jerry Glaser – USCBP)

O Inspetor Geral do Departamento de Justiça norte-americano, Glenn Fine, confirmou que o Pentágono vai conduzir uma auditoria em um contrato de $ 400 milhões firmado recentemente entre a Casa Branca e uma companhia de engenharia e construção civil. O governo selecionou a empresa Fisher Sand & Gravel para erguer 31 milhas do polêmico muro na fronteira, promessa de campanha do presidente Donald Trump, no trecho do Condado de Yuma, no Arizona. Mas, segundo os críticos, a escolha foi influenciada por integrantes da atual administração.

Um dos pontos a serem auditados é se a empresa, com sede no estado de Dakota do Norte, apresenta os requisitos exigidos no contrato. De acordo com informações, o valor do acordo é exorbitante e a empresa jamais havia participado de uma licitação pública antes. Outro fato que chamou a atenção é que o principal executivo da Fisher Sand & Gravel, Tommy Fisher, fez uma grande doação ao Partido Republicano nas últimas eleições – e muitos políticos intercederam em favor da companhia.

“Devido aos vários endossos de Republicanos à Fisher Sand & Gravel e ao dinheiro dos contribuintes que está em jogo, estou preocupado com um possível tráfico de influência nesta questão”, afirmou o deputado Democrata Bennie Thompson, do Mississippi, que escreveu uma carta ao Departamento de Justiça solicitando a auditoria. Para ele, há muitos pontos obscuros na negociação, inclusive o atraso na proposta enviada pela Fisher Sand & Gravel durante o processo licitatório.

Em resposta aos questionamentos de Thompson, o inspetor geral reconheceu a urgência do pedido e prometeu auditar detalhes do contrato, sem definir a data em que o relatório será divulgado. O presidente Trump foi um dos Republicanos que fizeram pressão para que a empresa de Dakota do Norte recebesse um contrato do governo, através de menções em reuniões sobre o assunto. Por sua vez, Fisher, através de um comunicado, garantiu que tudo foi feito dentro da lei e que a auditoria não vai encontrar nada de errado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo