Comunidade

Polícia de Massachusetts alerta brasileiros para golpe da pirâmide financeira

Autoridades avisam que brasileiros que vivem na região estão sendo vítimas desse golpe

Oak Bluffs Police Dept

A polícia de Oak Bluffs, Massachusetts, recebeu diversas denúncias de que brasileiros estão sendo vítimas de um golpe da pirâmide financeira. O esquema envolve pessoas que se aproximam desses brasileiros e oferecem um “negócio da China”, com ganhos rápidos e investimento baixo.

A polícia afirma que nesse esquema em Oak Bluffs – cidade localizada na ilha de Martha’s Vineyard – , o golpista solicita um investimento de $1.2 mil e já conseguiu recrutar diversas vítimas. “Ele promete ganhos até 8 vezes maiores em apenas 45 dias”, disse o tenente Tim Williamson da Oak Bluffs Police. “Se você foi vítima ou conhece alguém que tenha sido, contate a polícia imediatamente”.

A pirâmide é um modelo comercial muito usado em fraudes, que se firmam com o recrutamento de cada vez mais investidores. Normalmente, o golpista inicial convence outras pessoas a depositarem uma quantia em um “bom investimento” que lhe “renderá juros atrativos” e sugere que essas pessoas convençam outros a investirem também. Assim, cada novo integrante passa a receber uma quantia de acordo com cada novo sócio. E assim sucessivamente.

Esse é o formato que existe desde 1920, quando o italiano Charles Ponzi criou o esquema nos Estados Unidos. Atualmente, os investidores são atraídos com apresentações de sites e aplicativos com a proposta de serem beneficiados com lucros atrativos (e falsos) que são liberados cada vez que mais pessoas entram para o grupo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo