Comunidade Manchete

Porto Rico se prepara para a chegada da tempestade tropical Dorian

Cone de projeção afasta Dorian mais para o Norte da Flórida; previsão é que tempestade ganhe força de furacão categoria 2

Dorian é esperada no território de Porto Rico nesta quarta-feira (Foto NHC)

A expectativa é que a tempestade tropical Dorian atinja o Porto Rico nesta quarta-feira (28). Autoridades e moradores se preparam colocando proteção nas janelas, guardando objetos e tentando fazer o possível para que a devastação não seja tão intensa quanto do furacão Maria, que atingiu o território há dois anos. As escolas já interromperam as aulas, bem como repartições públicas.

Segundo o National Hurricane Center (NHC), a tempestade ganhou força e, depois do Porto Rico, segue para as Bahamas e pode chegar até o Norte da Flórida. O Sul da Flórida não está mais no cone de projeção como área a ser atingida diretamente, mas poderá sentir os efeitos de Dorian, que deve evoluir para um furacão de categoria 2 nas próximas horas.

“Existe a possibilidade de que Dorian perca força depois de passar por Porto Rico e Ilhas Virgens, mas também a tempestade pode se fortalecer e chegar até às Bahamas e aos Estados Unidos. Tudo vai depender da evolução do fenômeno nas próximas horas”, disse o meteorologista Lixion Avila.

Às 8 da manhã desta quarta-feira (28), Dorian estava a 60 milhas de St. Croix com ventos de 60 mph – 10 milhas mais rápido que ontem – e se movendo a 12 mph.

Nas últimas horas, Dorian se moveu mais para o norte, o que quer dizer que a região de Florida Keys e Miami-Dade não são áreas de preocupação. O cone de projeção está apontando que Dorian chegue à região de Jacksonville, mas vale lembrar que o fenômeno deve trazer muita chuva para o fim de semana prolongado de Labor Day.

Tempestade tropical Erin

O pico da temporada de furacões acontece entre agosto e outubro (a temporada vai até 30 de novembro). Outra tempestade já está se organizando no oceano Atlântico. Erin já sustenta ventos de 40 mph e, por enquanto, não ameaça os Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo