Negócios

Presidente afirma que é hora de superar a recessão

Michel Temer enfatiza que a queda da inflação está ajudando no processo de recuperação econômica e espera retomada dos empregos no Brasil

Presidente Michel Temer (PMDB)
Presidente Michel Temer (PMDB)

DA REDAÇÃO – O presidente Michel Temer (PMDB) disse na quinta-feira, 19, que o País está começando a sair da recessão econômica e que, depois disso, o Brasil tende a ter crescimento e alcançar o “pleno emprego”. A afirmação foi dada, em Ribeirão Preto (SP), durante discurso do peemedebista na assinatura do aporte de recursos no valor de R$ 12 bilhões do Plano Safra 2016/17.

“Pegamos o Brasil numa posição extremamente delicada, com uma recessão extraordinária e por isso digo sempre, o primeiro passo é superar a recessão. Superada a recessão é que vamos para o crescimento e do crescimento ao chamado pleno emprego. Essas são as fases que temos de atravessar”, disse.

Ele falou ainda que, ao observar a inflação caindo de 10,70% para 6,3% ao longo do ano de 2016, é possível afirmar que a política econômica do governo está dando certo. “Nós estamos começando a sair da recessão”, afirmou. Para Temer, o quadro repercute na queda da taxa de juros básica (Selic) e nos juros dos bancos.

Temer afirmou que os juros do cartão de crédito vão ser reduzidos de 480% para menos de 200% com as medidas do governo federal. O presidente também deu ênfase à queda progressiva dos juros, que, afirmou, estão tendo impacto nos juros dos bancos ao consumidor.

O presidente afirmou também que o teto para os gastos do governo federal é um limite geral e que, assim, é possível destinar mais recursos a um setor, desde que se tire do outro. “Nós podemos prestigiar certos setores, tirando de outros, de uma obra aqui, outra ali. Setores importantes, como saúde, educação e também o agronegócio, serão prestigiados”, afirmou em resposta a uma pergunta sobre qual será o aumento nos volumes destinados ao Plano Safra, que deve ser lançado em maio.

No evento em Ribeirão Preto, Temer elogiou bastante o setor do agronegócio e disse que o governo se apoia nele para incentivar a economia e gerar empregos. Ele lembrou a grande competitividade da cana de açúcar e do suco de laranja na região de Ribeirão Preto e fez um paralelo com sua administração, que também busca sempre uma maior eficiência.

O presidente da República afirmou ainda que seu governo conseguiu aprovar – ou ao menos encaminhar – quatro reformas importantes em apenas oito meses: a PEC do Teto dos Gastos, a reforma da Previdência, as mudanças no Ensino Médio e a atualização trabalhista. Agora, em breve sua administração começará a trabalhar na reforma tributária.

“Fizemos muita coisa em um período de tempo relativamente curto, mas ainda temos muita coisa pela frente. Precisamos simplificar o sistema tributário nacional”, comentou Temer, sem dar mais detalhes. Em relação às mudanças nas leis trabalhistas, o presidente afirmou que elas são fundamentais para o País e que é preciso harmonizar os dois lados do setor produtivo, ou seja, trabalhadores e empregadores.

O governante também salientou a importância da reforma da Previdência e disse que é preciso alterar questões como a idade mínima. Ele contou que esteve recentemente em Portugal e, em conversas com o líder do governo, soube que por lá foi preciso até mesmo cortar o 13º salário dos servidores públicos. “Seria mais fácil, para mim, aproveitar a presidência nesses dois anos e pouco que me sobraram, mas nós precisamos aprovar reformas”, destacou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo