Histórico

Presidente é mais popular do que o Congresso

Em ano de eleição, qualquer fator é importante para garantir o sucesso nas urnas. E Obama, apesar da consciência de que conseguiu poucas conquistas concretas, não pode reclamar de sua popularidade junto à população, que cada vez dá mais sinais de insatisfação com o Congresso Nacional. O resultado da pesquisa da Associated Press dá um alento aos democratas, que já anteveem perdas no pleito.

Somente 22% dos americanos aprovam a gestão do Congresso e o restante vai votar pela mudança dos congressistas. Ao contrário, a popularidade de Obama se mantém em 53%. Ou seja, mesmo que o eleitor já demonstre uma certa tendência ao voto nos republicanos, o presidente pode ser um valor positivo para seu partido.

O único senão é que a sociedade americana não aguenta mais o interminável debate sobre a reforma da saúde e o persistente desemprego. Para o bem dos democratas, essas questões devem ser decididas logo. A pesquisa foi feita em fevereiro, justamente quando os EUA iniciaram a retirada de tropas do Iraque.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo