Histórico

Primeiro trem-bala brasileiro começa as atividades em 2020

O trem de alta velocidade, que ligará os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP), deve estar pronto em 2019 e o transporte de passageiros deve começar em junho de 2020. As regras para o leilão, que irá definir o operador do trem-bala, já foram divulgadas. A empresa interessada terá um ano para testar a tecnologia e o prazo de concessão será 40 anos.

O trem só entrará em operação quando toda a obra estiver concluída e não haverá liberação de operação parcial, por trechos. O preço máximo da passagem da classe econômica entre Rio de Janeiro e São Paulo será R$ 250 (valor atual, que será atualizado até a data de operação). Nas demais classes, o preço será livre. O trem deverá trafegar em uma velocidade de cerca de 350 quilômetros por hora, e o tempo máximo de viagem para o serviço expresso será 99 minutos.

Pelo menos 60% dos 458 assentos do trem devem ser destinados à classe econômica. A expectativa é começar a operar com 40 milhões de passageiros por ano e chegar a 100 milhões. O custo total da obra está estimado em R$ 35 bilhões.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo