Manchete Notícias

Prisões de imigrantes indocumentados crescem 37.6% no governo Trump

Desde o dia 22 de janeiro, dois dias depois de Trump ter assumido o cargo, a média de prisões foi de 400 imigrantes por dia

FOTO REUTERS
FOTO REUTERS

DA REDAÇÃO, COM AGÊNCIA EFE – As prisões feitas pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), durante os cem dias da administração Donald Trump, aumentaram 37,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram presos 41.318 imigrantes que vivem ou são suspeitos de viver no país ilegalmente.

Os números são do período entre 22 de janeiro até 29 de abril deste ano, informou em comunicado ICE, agência responsável por fazer cumprir as leis sobre o tema no território americano.

O órgão atribui o aumento das detenções diretamente às ordens executivas assinadas por Trump para reforçar a segurança na fronteira e acabar com as prioridades de deportação estabelecidas pelo ex-presidente Barack Obama, que tinham como objetivo focar na expulsão de criminosos do país antes de chegar às famílias.

“Essas estatísticas refletem o compromisso de Trump em fazer cumprir nossas leis de imigração de maneira justa e uniforme”, disse em comunicado o diretor interino do ICE, Thomas Homan.

Cerca de 75% dos presos durante esses cem dias são criminosos, segundo o órgão. Eles são acusados de diversos crimes, que vão desde homicídio e tráfico de drogas até abuso sexual.

Desde o dia 22 de janeiro, dois dias depois de Trump ter assumido o cargo, a média de prisões foi de 400 imigrantes por dia.

Entre os detidos está o hondurenho Jose Víctor Bonilla-Meléndez, um dos fugitivos mais procurados do ICE. O criminoso, de 48 anos, é acusado por agressão, estupro e por ter voltado a entrar nos EUA sem permissão após ter sido deportado em duas ocasiões.

“Todos os detidos serão objeto do devido processo que a lei lhes garante. O ICE tomará medidas para deportar os indivíduos que sejam alvo de uma ordem final de expulsão dada por um juiz federal”, afirmou o diretor interino do órgão.

Prisões por crimes menores

O AcheiUSA tem mostrado diversas histórias de imigrantes indocumentados presos por comparecerem à Corte por simples ocorrências de trânsito ou por buscarem o filho na escola.

No mês passado, em uma semana, dois brasileiros foram detidos ao comparecerem à Corte. No dia 27 de abril, o capixaba Júnior Rabelo, de 24 anos, foi preso por comparecer à uma audiência na cidade de Malden (MA), por ter sido flagrado dirigindo sem carteira de motorista. No dia 24 de abril, o brasileiro Fernando Vitor de Alencar, de 21 anos, compareceu à uma audiência de trânsito em New Hampshire e, logo depois de pagar a multa, foi preso por agentes do ICE

No dia 22 de março, um brasileiro foi preso na porta da escola de seu filho em Ohio, quando ele tinha acabado de deixar a criança.  O mineiro tinha ordem de deportação em aberto desde 2005 quando atravessou a fronteira dos EUA com o México de forma ilegal, foi preso e não compareceu à Corte de Imigração. Ele tem tem dois filhos nascidos nos EUA, de oito e quatro anos de idade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo