Negócios

Produção de cerveja Corona vai ser suspensa no México devido à pandemia de coronavírus

Cervejaria Modelo, que produz a cerveja, afirma que decisão nada tem a ver com o nome da bebida e sim por causa de decisão do governo mexicano

Corona é uma das cervejas mais vendidas nos EUA (Foto Reprodução gratuita Pexels)

O Grupo Modelo, fabricante da cerveja pilsen Corona Extra, uma das marcas mais valiosas da América Latina, anunciou na noite de quinta-feira (2) que vai parar a produção e a comercialização da bebida no México a partir do próximo domingo, dia 5. 

Apesar de o nome Corona lembrar o nome do coronavírus, esta não é a razão pela qual o grupo vai suspender a produção da cerveja. 

A decisão de suspender atividades está relacionada a uma determinação governamental. A cervejaria Modelo afirmou que acatou restrições decretadas pelo governo mexicano e seguiu estritamente as medidas de higiene e segurança, como forma de enfrentar a pandemia da COVID-19.

“Estamos diminuindo a produção nas nossas plantas ao mínimo necessário para não ter efeitos irreversíveis para a continuação no futuro”, explicou a cervejaria, em comunicado oficial.

Na última terça-feira, dia 31, o governo de Andrés Manuel López Obrador estabeleceu medidas sanitárias extraordinárias por causa do novo coronavírus. O ministro da Saúde, Jorge Alcocer Varela, determinou a suspensão até 30 de abril das atividades não essenciais para mitigar a dispersão e a transmissão do novo coronavírus e diminuir o contágio e a morte por coronavírus em todo o território mexicano.

A agroindústria está entre as atividades consideradas essenciais, mas o grupo cervejeiro quer uma confirmação do governo para manter a fabricação, já que o texto libera apenas a produção de “bebidas não alcóolicas”.

“Caso o governo federal considere oportuno emitir um esclarecimento confirmando a cerveja como produto agroindustrial, estamos prontos a executar um plano com 75% de nosso pessoal trabalhando de casa e ao mesmo tempo garantir o suprimento de cerveja”, afirmou a empresa.

Segundo o Grupo Modelo, a cerveja é um dos componentes mais importantes do setor agroindustrial e seu principal produto de exportação no México. A empresa tem 11 fábricas pelo país e afirma que o cultivo de cevada envolve 15 mil famílias em 150 mil hectares por ano e que a cadeia de valor envolve 800 mil revendedores, cujas vendas de cerveja representam 40% da receita.

Além da Corona Extra, o Grupo Modelo produz uma série de cervejas populares no mercado nacional mexicano, como a Modelo Especial, Negra Modelo, Victória e Pacífico.

Crescimento

Maior cervejaria mexicana, a empresa pertence ao grupo belga-brasileiro AB-InBev, líder mundial no setor. A Corona Extra começou a ser importada e vendida no Brasil como uma cerveja premium em 2014, pela Ambev.

As vendas de Corona e Modelo aumentaram 8.9% nos três primeiros meses deste ano. Em março, o crescimento no consumo foi de 24% comparado com o mesmo período do ano passado. 

A quarentena fez o consumo de bebidas alcoólicas disparar no fim de março, com aumento de 34% nas vendas, segundo a CNN.  (Com informações da Reuters e CNN)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo