Mundo

Rainha Elizabeth celebra 70 anos no trono britânico com festa popular em Londres

Até domingo, centenas de eventos estão programados para comemorar a data

Foto oficial da Rainha Elizabeth divulgada pelo Palácio de Buckingham (Foto: Ranald Mackechnie)

Milhares de britânicos se reuniram nesta quinta-feira (2) nas ruas de Londres para celebrar os 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth. Até domingo, centenas de eventos estão planejados para comemorar a data.

Quase 1.500 militares da Guarda Real, com suas bandas musicais e cavalos, abriram os quatro dias de celebrações com o tradicional “Desfile do Estandarte”. Acompanhada por seu primo, o duque de Kent, coronel da Guarda Escocesa, a rainha saudou as tropas da sacada.

Cerca de 70 aviões da frota britânica, incluindo réplicas da Segunda Guerra Mundial, sobrevoaram os céus de Londres.

“Espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi conquistado durante os últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”, afirmou a rainha, de 96 anos, em uma mensagem divulgada antes dos festejos.

Outros integrantes da família real chegaram para a celebração em carruagens, como as esposas de Charles e William, Camilla e Catherine. Acompanhadas dos filhos do casal William e Kate, elas desfilaram pela famosa avenida The Mall até o Palácio de Buckingham.

Organizado há 250 anos para celebrar o aniversário oficial do monarca britânico, o desfile militar tem sua origem nos antigos preparativos para a guerra, quando todas as bandeiras do exército eram exibidas para que os soldados as reconhecessem durante as batalhas. O evento não acontecia há dois anos por causa da pandemia. (Com informações da AFP e G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo