Histórico

Restrospectiva 2010 – Cultura

Agosto

14º Brazilian Film Festival bate recorde de público

Recorde de público, show de Maria Gadú e homenagem à atriz Andrea Beltrão. Só isso já seria suficiente para tornar a 14ª edição do Brazilian Film Festival inesquecível “mas a mostra teve muito mais. No final, o filme ‘Salve Geral’ foi o grande vencedor, levando quatro prêmios da crítica e do público.
Foram mais de 13 mil espectadores durante a semana de exibições no Colony Theatre (Miami) e Cinema Paradiso (Fort Lauderdale), numa prova de que as produções nacionais são respeitadas e admiradas não apenas por brasileiros. Várias estrelas marcaram presença no festival, entre elas Glória Pires, José Wilker e, é claro, Andrea Beltrão, a homenageada.
A maior mostra dos filmes brasileiros fora do Brasil não deixou por menos e foi eleogiada pela diversidade de temas e gêneros. Ponto para as meninas da Inffinito (Adriana, Viviane e Cláudia), que a cada ano se superam na organização do evento.

10 anos de Brazarte

A Brazarte Dance Company, do coreógrafo e diretor Roberto Dias, comemorou uma década de atividades com um espetáculo que conjugou as obras mais representativas da companhia. O show contou um pouco da história do Brasil e teve participações especiais, como a da cantora Rose Max e a da artista plástica Clara Piquet.

Junho

Ada Merritt forma sua 1ª turma bilingue

Primeira escola da Flórida a oferecer o currículo bilingue português/inglês, a Ada Merritt K-8, em Miami, celebrou em 2010 um marco importante não apenas para a instituição como também para toda a comunidade: a formatura da primeira turma do ensino fundamental matriculada no programa. A iniciativa nasceu em 2003 graças, principalmente, ao empenho do Centro Cultural Brasil-USA da Flórida (CCBU) e hoje serve de inspiração para outras regiões. E o melhor foi perceber que, no programa, não estão matriculados apenas crianças e adolescentes brasileiros “e sim muitos americanos e latinos. Trata-se de um belo exemplo de como fomentar a cultura brasileira e o idioma português fora do nosso país. A Ada Merritt K-8 Center fica na 660 S.W. 3rd. Street, em Miami.

Sul da Flórida recebe grandes shows

Para quem duvida que o sul da Flórida está no roteiro obrigatório dos grandes shows e turnês de artistas brasileiros, basta olhar para a lista extensa de espetáculos realizados aqui na região em 2010. Teve de tudo: MPB, sertanejo, humor, samba e, é claro, axé: Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Djavan, Jorge & Mateus, Gilberto Gil, Dudu Nobre, Seu Jorge, Toni Sales e os humoristas Leandro Hassum e Nizo Neto são apenas alguns dos espetáculos que mobilizaram a comunidade da região. Este ano tem mais.

Um novo conceito de festa em Miami

Este ano Miami viu nascer uma nova atração que caiu no gosto da galera transada da comunidade. ‘A Festinha’ é um evento organizado por brasileiros que mistura, num mesmo ambiente e sob um tema específico, gente bonita e música de qualidade. Como dizem os idealizadores do encontro, “o objetivo é fugir da mesmice”. Entre os temas já aproveitados estão ‘Anos 80’, ‘Super Heróis’, ‘Brasil’ e ‘Halloween’, mas em 2011 tem mais “fique antenado no site www.afestinha.com .

Abril

Miami vestiu verde e amarelo para o Brazilian Day

O ano de 2010 reparou uma das maiores injustiças com a comunidade do sul da Flórida. Uma das regiões mais brasileiras dos Estados Unidos não tinha o seu Brazilian Day… não tinha, porque no dia 18 de abril o Bayfront Park, em Downtown Miami, recebeu milhares de pessoas para vibrar com a iniciativa da TV Globo, da Fundação Vamos Falar Português e da Sunnny Fest Productions, com o patrocínio do AcheiUSA. A festa, apresentada por Luciano Huck, teve como atração principal a cantora Claudia Leitte, e nem mesmo a chuva foi capaz de esfriar o ânimo do público. O evento será realizado novamente em 2011, numa tradição que vai colorir de verde e amarelo as ruas de Miami nesta época do ano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo