Histórico

Rio de Janeiro está com tudo

Cidade pode sediar também segunda edição de conferência mundial sobre meio ambiente em 2012

Não bastasse sediar a final da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e ser a cidade olímpica dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro deve receber milhares de pessoas de diversos países na segunda conferência sobre o meio ambiente, em 2012. A notícia foi dada pelo embaixador extraordinário de mudanças climáticas do Itamaraty,  Sergio Serra, admitindo que as negociações com a Assembléia Geral das Nações Unidas estão indo bem: a ideia é realizar a Rio Mais Vinte, uma espécie de segunda edição da Rio 92, vinte anos depois.

Também chamada de ECO-92 ou Cúpula da Terra, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento aconteceu entre 3 e 14 de junho de 1992. O objetivo principal do encontro foi buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra, no que foi bem-sucedida, segundo especialistas. Na ocasião, o assunto principal era desenvolvimento sustentável e os debates no Rio de Janeiro contribuíram para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos.

Estiveram presentes ao encontro vários chefes de Estado, entre eles o então presidente dos Estados Unidos, George Bush (o pai), e o líder oficial do governo tibetano, Dalai Lama. Durante o evento, o presidente brasileiro Fernando Collor de Mello transferiu a capital da República de Brasília para o Rio de Janeiro. A resposta da ONU à proposta do governo brasileiro sobre a nova cúpula em 2012 deve ser conhecida somente no ano que vem, mas os ambientalistas já dão como certo o evento, o que levaria para a Cidade Maravilhosa representantes, autoridades e ativistas de mais de 150 países do planeta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo