Histórico

Rumo ao Hexa

Mundial da África começa hoje, mas a favorita seleção brasileira só entra em campo na terça-feira, contra a Coreia de Norte

A cada quatro anos, todos – independente de raça, idade, religião ou sexo – voltamos nossa atenção para a bola. É época de Copa do Mundo, a 19ª edição do torneio de futebol mais importante do planeta e a primeira vez que será jogado no Continente Africano. A abertura é nesta sexta-feira, com a anfitriã África do Sul enfrentando o México pelo Grupo A. A seleção de Dunga, que carrega a grande responsabilidade de levantar o ‘caneco’ do hexacampeonato, só entra em campo no dia 15, terça-feira, contra a Coréia do Norte.

Para nós, brasileiros, o Mundial da Fifa tem sempre um sabor especial: a seleçãoestá sempre entre as favoritas, até porque já ganhou o título em cinco oportunidades e é o único time que participou de todas as copas. De volta ao número 1 no ranking da Fifa, o Brasil formou um grupo que mistura a arte de jogadores como Robinho e Kaká com a obediência tática que sempre acompanhou a carreira de Dunga, como atleta ou técnico.

Nossos maiores rivais – os argentinos, é claro – vêm como uma seleção poderosa no ataque com Messi, Milito e companhia, mas fragilizada na defesa. Outra que pode dificultar o caminho do hexa é a Espanha, que pode surreender, apesar de nunca ter conseguido um desempenho brilhante em mundiais. Portanto, o caminho do Brasil não será complicado, principalmente na primeira fase, quando enfrentará a fraca Coreia do Norte, a provavelmente desfalcada Costa do Marfim e o irregular time de Portugal.

Confira a data e horário dos jogos da nossa Seleção

15 de junho (terça-feira)
2:30 pm (horário na Flórida)
Brasil x Coreia do Norte
 
20 de junho (domingo)
2:30 pm (horário na Flórida)
Brasil x Costa do Marfim
 
25 de junho (sexta-feira)
10 am (horário na Flórida)
Brasil x Portugal

Alguns recordes dos brasileiros em Copas do Mundo

1 – A seleção brasileira detém o recorde de maior número de vitórias consecutivas em Mundiais: entre 2002 e 2006 foram onze triunfos, ampliando um recorde que já era seu.

2 – Ronaldo, o Fenômeno, é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo. Com os três gols marcados no Mundial da Alemanha, em 2006, o brasileiro ultrapassou o alemão Gerd Müller, e entrou definitivamente para a história. No entanto, outro alemão – Miroslav Klose – confessou que só pensa tirar o recorde de Ronaldo, e para isso precisará anotar seis tentos na África.

3 – Na defesa o Brasil também fez bonito: Lúcio bateu o recorde de maior tempo em que um defensor ficou sem fazer faltas em uma Copa. Por 386 minutos o zagueiro não cometeu infrações na última Copa.
4 – O maior vitorioso em Copas é um brasileiro: Zagallo, que com a conquista de 1994, tornou-se o único a vencer o Mundial em quatro oportunidades. Em 1958 e 1962, ele ganhou como jogador; em 1970, Zagallo foi o técnico campeão. Em 1994, triunfou como coordenador técnico.

5 – O Brasil também é recordista de jogadores na Copa da África, com 29. Entenda: Além dos 23 atletas convocados por Dunga, outros seis conterrâneos nossos estarão em campo no Mundial, defendendo as cores de outros países: Pepe, Deco e Liédson (Portugal), Cacau (Alemanha), Marcus Tanaka (Japão) e Benny Feilhaber (Estados Unidos).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo