Mundo

Saída do Reino Unido da União Europeia é adiada novamente

Impasse sobre o Brexit está longe do fim

A saída do Reino Unido da EU vem sendo chamada de “Brexit” (termo que une as palavras “Britain” e “exit”)
A saída do Reino Unido da EU vem sendo chamada de “Brexit” (termo que une as palavras “Britain” e “exit”)

A União Europeia (UE) e o Reino Unido concordaram com mais um adiamento da saída do país do bloco europeu (o Brexit), que agora deverá ocorrer em 31 de outubro. As informações são da Agência Brasil.

Líderes da UE concordaram com a medida, após cinco horas de negociações em Bruxelas na quarta-feira (10), evitando, por hora, um Brexit sem acordo.

A cúpula da União Europeia se reuniu para debater o pedido da premiê britânica, Theresa May, visando ao adiamento da data de saída do país, desta sexta-feira para o dia 30 de junho. A data já havia sido adiada em relação ao prazo inicial de 29 de março.

Muitos líderes apoiaram a proposta do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de uma prorrogação flexível de até um ano. Entretanto, o presidente francês, Emmanuel Macron, insistiu veementemente em uma extensão mais curta.

Sob o acordo, a retirada pode ocorrer antes do prazo se o Parlamento britânico ratificar os termos do Brexit acertados por May com a União Europeia.

Tusk disse a jornalistas, após a cúpula, que a mudança de data é suficiente para que se encontre a melhor solução, e pediu que o Reino Unido não desperdice esse tempo.

Entretanto, a extensão certamente vai provocar reações negativas dos apoiadores de linha dura do Brexit no Parlamento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo