Histórico

Santos é o 6º melhor clube do mundo em ranking

Campeão da Libertadores, o Santos garantiu o sexto lugar no ranking dos melhores clubes do mundo, elaborado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês). Sensação da temporada e campeão do mundo, entre outros títulos, o Barcelona lidera a lista, seguido pelo Real Madrid.

O ranking é divulgado anualmente e sempre chama atenção por algumas escolhas estranhas dos matemáticos. Desta vez, uma das principais é o Velez Sarsfield, da Argentina, apenas semifinalista da Libertadores e campeão do torneio Clausura do Campeonato Argentino em 2011.

A IFFHS define os melhores times do mundo distribuindo pontos por vitórias ou empate em cada competição. Os torneios continentais, tanto europeus quantos sul-americanos, pesam muito na elaboração da lista, o que explica a posição do Santos.

O Barcelona, que além de campeão da Liga dos Campeões também conquistou o Mundial de Clubes, tem 367 pontos. O Real Madrid somou 312, contra 271 do Vélez. Manchester United, Manchester City e o Santos vêm na sequência.

Universidad do Chile, Benfica, Porto e Universidad Catolica do Chile completam o top 10 do ranking da IFFHS. O segundo brasileiro mais bem posicionado é o Vasco, semifinalista da Copa Sul-Americana, com o 27º lugar.

O Corinthians, campeão brasileiro em 2011, é apenas o décimo melhor brasileiro na lista, ocupando a 153ª posição, empatado com o Sturm Graz, da Áustria, o Maccabi Tel-Aviv, de Israel, e o Gaz Methan, da Romênia.

Inter, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Coritiba e Botafogo são os times brasileiros à frente do Corinthians.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo