Estados Unidos

Sarampo volta a ser ameaça depois que mais de 22 milhões de bebês não foram vacinados

Aumento do número de casos de sarampo preocupa as autoridades de saúde
Aumento do número de casos de sarampo preocupa as autoridades de saúde (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O sarampo volta a ser uma ameaça global depois que pelo menos 22 milhões de bebês não foram vacinados desde o início da pandemia de covid-19 em todo o mundo. O alerta foi feito pelo US Centers for Disease Control and Prevention (CDC) na quarta-feira (10).

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas provocadas por um vírus e ainda mata mais de 60 mil pessoas por ano, na maioria, crianças pequenas.

Segundo o CDC, a média de casos havia caído em 2020 após uma alta significativa entre 2017 e 2019 e voltou a subir em 2021. “Nós acreditamos que devido à pandemia, o número de casos reais não foi reportado, por isso a queda”. A agência ressalta: “Este ano, mais de 22 milhões de bebês não tomaram a primeira dose da vacina, 3 milhões a mais que em 2019 e um número maior que nos últimos 20 anos”, disse o CDC.

O órgão americano de saúde juntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que a pandemia prejudicou os programas locais de vacinação rotineira em muitos países.

“Nós precisamos agir agora para retomar as vacinações desses bebês e fortalecer os programas de vacinação para que as imunizações voltem a patamares anteriores ao da pandemia”, disse o diretor global de imunização do CDC, Kevin Cain.

A estimativa é que os programas de vacinação contra o sarampo previnem mais de 31 milhões de mortes por ano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo