Imigração Notícias

Senado de Minnesota aprova carteira de motorista para indocumentados e projeto vai para sanção do governador

Tim Walz, do Partido Democrata, antecipou que vai assinar a legislação; expectativa é de que a nova regra comece a valer a partir de primeiro de outubro deste ano

Minnesota deve se juntar outros 18 estados e ao Distrito de Washington que também aprovaram leis semelhantes (foto: Flickr)
Minnesota deve se juntar outros 18 estados e ao Distrito de Columbia que também aprovaram leis semelhantes (foto: Flickr)

Após uma sessão parlamentar que entrou madrugada adentro, os senadores de Minnesota aprovaram –por um placar apertado de 34 votos a favor e 31 contra– o projeto de lei que garante carteira de motorista para imigrantes indocumentados. A votação aconteceu na quarta-feira (23). Todos os senadores democratas apoiaram a liberação do documento, enquanto os republicanos tentaram vetar a medida, adicionando emendas que dificultavam a aprovação do texto. Como já tinha passado pela Câmara de Representantes, o projeto seguiu para o gabinete do governador Tim Walz, do Partido Democrata, que já antecipou que vai assinar a legislação. A expectativa é de que a nova regra comece a valer a partir de primeiro de outubro deste ano. “Como um apoiador de longa data do projeto ‘Carteira de motorista para todos’, terei orgulho de sancioná-lo assim que chegar à minha mesa”, twuitou Walz.

O bloqueio às carteiras de motoristas para imigrantes indocumentados em Minnesota foi estabelecido em 2003 pelo então governador Tim Pawlenty, logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Durante a sessão, os republicanos levantaram preocupações sobre a iniciativa, afirmando que “é claramente um risco à segurança nacional”. “Vai facilitar que terroristas obtenham o documento, entrem em um avião e cometam crimes”, defendeu o senador Glenn Gruenhagen.

Segundo o Migration Policy Institute (MPI) aos menos 81 mil indivíduos, a maioria do México e da América Central, vão se beneficiar da nova lei. Conforme dados do instituto, ao menos 26% deles chegaram ao Minnesota há menos de cinco anos, consolidando o estado como um dos novos destinos dos estrangeiros nos Estados Unidos. A vitória após a votação acirrada, foi comemorada por ativistas que tomaram os corredores do Capitólio de Minnesota.

Para serem elegíveis a uma licença para dirigir, os candidatos terão que se submeter a um teste escrito e uma prova de direção. Também é preciso apresentar documento de identificação válido e um comprovante de endereço.

Assim que o projeto entrar em vigor, Minnesota se juntará a outros 18 estados e ao Distrito de Columbia, que já emitem carteiras de motorista independentemente do status de imigração.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo