Arte & Cultura Cinema/TV Imigração Notícias

Seriado de TV da Disney vai mostrar lado triste da imigração

Remake de Party of Five, dos anos 1990, conta história de família dividida pela deportação

Série conta a luta dos Acosta para viverem longe dos pais deportados

O canal de TV Disney Freeform estreia nesta quarta-feira (15) um remake da série “Party of Five”, sucesso na TV americana nos anos 1990, mas com uma diferença. Em vez de contar as aventuras de cinco irmãos que tiveram que se virar na vida depois que perderam os pais num acidente de carro, agora a família é latina e o pais foram deportados para o México, deixando para trás cinco filhos: quatro pequenos cidadãos americanos e um mais velho, beneficiário do DACA (Deferred Action for Childhood Arrivals), o programa federal que protege da deportação os estrangeiros que chegaram ainda crianças aos Estados Unidos.

Além do enredo habitual das séries do gênero, cheio de romances, situações engraçadas e dramas, “Party of Five” mostra com fidelidade os defeitos e incongruências do sistema imigratório americano, e como ele pode ser injusto para os que caem na sua teia confusa de leis e regras.

A série começa com a famíia Acosta, proprietária de um pequeno restaurante, jantando. De repente, agentes da imigração invadem o restaurante e pedem para ver os papeis dos pais. Como eles não têm os tais “papeis”, são levados presos na frente da família. O choro da filha pequena não comove os agentes. Daí em diante a série conta a luta dos filhos para sobreviverem sem os pais e impedirem que eles sejam deportados para o México.

Por chocante que possa parecer, a cena é bastante comum. Existem mais de 16 milhões de famílias vivendo nos Estados Unidos que têm pelo menos um membro indocumentado, e quase 6 milhões de crianças americanas vivem com pais em situação irregular no País.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo