Notícias

Sexto voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais nesta segunda-feira (2)

Desta vez, 120 pessoas estão previstas para desembarcar em Confins, na região metropolitana de BH

Primeiro voo fretado com deportados dos EUA chegou em outubro de 2019 (Foto Polícia Federal do Brasil)

O sexto voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos está previsto para pousar nesta segunda-feira (2) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Federal afirma que a estimativa é que cerca de 120 deportados estejam no avião.

De acordo com a assessoria do terminal, o pouso está previsto para as 3 da tarde. Este será o sexto voo fretado pelo governo americano com brasileiros deportados dos EUA a chegar em Confins desde o ano passado e o quinto em 2020. Mais de 400 brasileiros já foram mandados de volta. 

O governo brasileiro não aceitava voos fretados com deportados desde 2006. Na época, a decisão foi tomada depois de uma CPI que investigou as deportações de brasileiros, o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior, incluindo aqueles acusados de imigração ilegal. Mas desde outubro de 2019, quando o primeiro voo fretado chegou ao Brasil, essa política foi alterada pelo Itamaraty.

O número de imigrantes brasileiros presos nos Estados Unidos tentando cruzar a fronteira pelo México aumentou mais de 10 vezes no último ano fiscal norte-americano (outubro de 2018 a setembro de 2019), chegando a 17.900, contra 1.500 no ano fiscal anterior. Em 2019, cerca de 850 mil pessoas de diversas nacionalidades foram presas tentando cruzar a fronteira dos EUA. (Com informações da Reuters e G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo