Sexto voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais nesta segunda-feira (2)

Desta vez, 120 pessoas estão previstas para desembarcar em Confins, na região metropolitana de BH

0
2032
Primeiro voo fretado com deportados dos EUA chegou em outubro de 2019 (Foto Polícia Federal do Brasil)

O sexto voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos está previsto para pousar nesta segunda-feira (2) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Federal afirma que a estimativa é que cerca de 120 deportados estejam no avião.

De acordo com a assessoria do terminal, o pouso está previsto para as 3 da tarde. Este será o sexto voo fretado pelo governo americano com brasileiros deportados dos EUA a chegar em Confins desde o ano passado e o quinto em 2020. Mais de 400 brasileiros já foram mandados de volta. 

O governo brasileiro não aceitava voos fretados com deportados desde 2006. Na época, a decisão foi tomada depois de uma CPI que investigou as deportações de brasileiros, o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior, incluindo aqueles acusados de imigração ilegal. Mas desde outubro de 2019, quando o primeiro voo fretado chegou ao Brasil, essa política foi alterada pelo Itamaraty.

O número de imigrantes brasileiros presos nos Estados Unidos tentando cruzar a fronteira pelo México aumentou mais de 10 vezes no último ano fiscal norte-americano (outubro de 2018 a setembro de 2019), chegando a 17.900, contra 1.500 no ano fiscal anterior. Em 2019, cerca de 850 mil pessoas de diversas nacionalidades foram presas tentando cruzar a fronteira dos EUA. (Com informações da Reuters e G1)