Esportes

Situação dos brasileiros na Libertadores e Sul-Americana  

Botafogo é o atual campeão e brasileiros querem manter a hegemonia na Libertadores (Foto: Phill A./Wikimedia)
Botafogo é o atual campeão e brasileiros querem manter a hegemonia na Libertadores (Foto: Phill A./Wikimedia)

COLABORAÇÃO / No Ângulo do Gol / Leonardo Macedo @noangulodogol

A fase de grupos da Libertadores 2025 está entrando no returno, e temos tanto um conjunto de equipes brasileiras que está bem próximo da classificação, quanto outro que está em situação de risco.

Sobre os times que estão próximos de avançar ao mata-mata, temos com 7 pontos a dupla da capital paulista São Paulo-Palmeiras. O Alviverde conquistou uma vitória heroica em plena altitude de La Paz diante do Bolivar mesmo na segunda etapa, quando as equipes brasileiras sempre sofrem com a questão do ar rarefeito. O time de Abel não se abateu com o mal-estar de Estêvão e com a igualdade sofrida e foi buscar o resultado. Já o Tricolor derrotou o Libertad em Assunção e assumiu a liderança do grupo D.

No grupo da morte, está tudo indefinido. Apesar de o Bahia, assim como a dupla paulista ter 7 pontos, a situação se difere pelo fato de a equipe soteropolitana já ter disputada duas partidas em casa. Então um tropeço na próxima rodada diante do Nacional em Salvador pode pôr em risco a vaga, e quem poderá se aproveitar disso é o Internacional, que enfrentará o Bahia em casa na rodada final. No entanto, o Colorado terá que pontuar fora de casa para seguir dependendo apenas das próprias forças.

Por fim, temos o grupo dos brasileiros que estão em sério risco, ou pelo menos sob sinal amarelo. O Flamengo, líder do Brasileirão, se inclui em estágio de atenção devido ao fato de estar na terceira colocação de um grupo onde era esperado passar até com a melhor campanha geral. Com apenas 4 pontos, o Rubro-Negro necessita pontuar na Argentina contra o algoz recente Central Córdoba para não ter que depender do Deportivo Táchira tirar pontos de seus concorrentes. A matemática rubro-negra é a seguinte: somando 9 pontos, ele passará em primeiro e com 7, em segundo. O Fortaleza, também com 4 pontos no grupo E após receber os pontos da partida abandonada em Santiago, precisará vencer as próximas duas em casa para não precisar vencer em Avellaneda contra o Racing. Por outro lado, o atual campeão Botafogo é o mais ameaçado de eliminação precoce. Após a derrota para o Estudiantes, o Alvinegro estacionou nos 3 pontos e muito possivelmente precisará vencer todas para se classificar.

Na Copa Sul-Americana, a situação dos brasileiros não muda muito se comparada ao principal torneio continental. Há times que por ora estão tranquilos e lutarão pela liderança do grupo com o intuito de evitar um playoff ante um terceiro da fase de grupos da Libertadores, como é o caso de times como Atlético-MG, Fluminense e Grêmio, assim como outros que terão que suar e vencer ao menos duas vezes e empatar uma para passar – casos de Vasco e Corinthians. O Vitória está com a corda no pescoço e terá que vencer todas para ter chances de avançar mesmo em segundo. Já o Cruzeiro, com uma campanha abaixo de qualquer crítica, está zerado e virtualmente eliminado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo