Antonio Tozzi

Sonho que se tornou realidade

Jornal começou com ênfase nos classificados gratuitos e aos poucos transformou-se num veículo completo a serviço da comunidade brasileira nos EUA

Há coisas na vida e particularmente no mundo dos negócios que não têm explicação. Ou melhor, têm, mas precisam ser analisadas dentro de um espectro mais amplo.

Para se ter uma ideia, uma das empresas que mais fatura em todo o mundo nem foi concebida para ser uma empresa comercial. Ela surgiu como uma brincadeira de alguns alunos de Harvard capacitados intelectualmente que resolveram criar um website para, digamos assim, dar notas às alunas em função de seus dotes físicos. Algo realmente machista que acabou atraindo críticas e ira de seus detratores. Pois é, houve então uma reconsideração de conceito, porém, o embrião do relacionamento estava inoculado lá. A partir daí, a ideia ultrapassou os muros de Harvard e foi conquistando os EUA e, logo depois, o mundo. Hoje, Facebook é uma das marcas mais valiosas do planeta. Em contrapartida, há casos em que se arrecada muito dinheiro para investimento, juntam-se pessoas capacitadas e o empreendimento simplesmente não decola. São vários os exemplos de empresas promissoras que acabaram se revelando um fracasso.

Pois, guardadas as devidas proporções, podemos tomar como exemplo na comunidade brasileira do sul da Flórida o AcheiUSA. Concebido para ser um veículo de intercâmbio entre os patrícios que viviam aqui, o jornal surgiu como um meio de aproximação entre quem queria vender e quem desejava comprar, entre quem precisava contratar e quem queria trabalhar. Não era uma fórmula inédita, no entanto, foi implantada em um momento em que a comunidade brasileira estava estabelecendo-se e fortalecendo-se no sul da Flórida. Muitas pessoas vieram do Brasil em busca de novas oportunidades de trabalho enquanto outras decidiram trocar o frio do nordeste dos EUA pelo clima agradável da Flórida.

Em pouco tempo, o AcheiUSA Newspaper tornou-se referência em termos de anúncios classificados. Do primeiro folheto básico impresso em outubro de 2000 até 2015 muita coisa mudou. Atualmente, são distribuídos 12 mil exemplares por semana em 415 pontos brasileiros nos condados de Miami Dade, Broward, Palm Beach e em Orlando e registram-se 206 mil acessos mensais no website. No Facebook, o jornal contabiliza 37 mil seguidores. Em suma, o AcheiUSA Newspaper é hoje o principal veículo de língua portuguesa em todo mundo elaborado fora de um país lusófono.

Os dados e os números impressionam e dão a exata dimensão da importância do jornal como veículo de integração da comunidade brasileira no sul da Flórida. Aliás, integração é a palavra chave dentro desse conceito. Até porque o AcheiUSA Newspaper soube acompanhar a transformação e a consequente evolução dos brasileiros que vivem na região. Um indicativo disto foi a inclusão de notícias e informações ao lado dos classificados tornando-se um jornal completo. Ou seja, há mais de dez anos, o leitor pega gratuitamente um jornal que informa, diverte e atua como elo entre os brasileiros.

Quando se fala em brasileiros atualmente, o conceito é ainda mais amplo. Antes da revolução tecnológica, o AcheiUSA Newspaper era reconhecido no sul da Flórida. Agora, seu reconhecimento vai além fronteiras. Um simples clique no site www.acheiusa.com permite que qualquer pessoa entre no mundo do sul da Flórida como leitor e mesmo como participante através de troca de mensagens, envio de sugestões de pautas ou como mero leitor. No Facebook, a interação é ainda maior com as pessoas lendo e repercutindo o que foi divulgado semanalmente no jornal e no website.

Embora os méritos pertençam a Jorge Nunes (criador do AcheiUSA Newspaper) e a Esterliz Mayer Nunes (que soube lhe dar um caráter empresarial), o veículo só se solidificou graças ao empenho dos vários funcionários, colaboradores e anunciantes que entenderam sua proposta e contribuíram decisivamente para seu sucesso.

É preciso valorizar a visão de futuro dos anunciantes que acreditaram em um novo modelo de se fazer jornal e prestigiaram a publicação no momento em que ela surgiu. E isto vem repetindo-se durante estes 15 anos. É justo reconhecermos a participação de nossos anunciantes neste processo porque, sem eles, seríamos mais um veículo que ficou apenas na tentativa, como muitos que surgiram e desapareceram em passagens meteóricas.

Por ter um conceito ético em sua formação, o AcheiUSA Newspaper é um jornal que procura manter uma relação profissional com seus funcionários. Sempre respeitou esse relacionamento pagando salários e oferecendo um bom ambiente de trabalho. A recompensa veio e continua vindo em um espírito de equipe que se reflete no jornal e no website e agora também em nossa comunicação eletrônica. Sabemos que a democratização das decisões é a melhor maneira para se encontrar o caminho ideal que satisfaça leitores e anunciantes.

Por fim, não podemos deixar de valorizar nossos colaboradores. São eles que sempre nos brindaram com seus conhecimentos para enriquecer ainda mais a publicação. Afinal, transmitir informações fidedignas e úteis faz parte de nossa missão jornalística e empresarial.

E, claro, nada disto seria possível nesta trajetória de 15 anos se não houvesse o apoio e o reconhecimento de nosso trabalho por parte dos leitores. Sem você, caro leitor, seríamos apenas um jornal sem identidade. Mas com você ao nosso lado sabemos que estamos no caminho certo.

Portanto, queremos dividir com todos nosso sucesso. Até porque este sucesso também pertence a você! Cheers!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo