Comunidade

Sul da Flórida registra casos de hepatite A; vacina está disponível

Autoridades de saúde estão em alerta e já identificaram casos em Broward, Palm Beach e Martin County

Comunidade deve se vacinar contra a hepatite A FOTO Emily Cramer - CDC
O tratamento combina dois tipos de anticorpos que podem ser usados por pessoas com sintomas leves da covid-19 (foto: wikimedia)

O Broward County Health Department confirmou, na quinta-feira (11), sete casos de adultos com hepatite A, doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal de uma pessoa infectada para outra saudável, através de alimentos ou água contaminada.

Os condados de Palm Beach e Martin também registraram seis e 16 casos, respectivamente. Na Flórida, 690 casos de hepatite A já foram reportados.

A hepatite A é uma doença do fígado de curso benigno, mas potencialmente grave. Embora não sejam frequentes, complicações podem surgir. Uma delas, a hepatite fulminante, é um quadro que se caracteriza pela necrose maciça e morte das células do fígado nas primeiras seis a oito semanas da infecção. São raros os casos de pacientes com mais de 50 anos que sobrevivem a essa forma da doença.

Há duas vacinas contra a hepatite A disponíveis em farmácias e consultórios médicos. Uma deve ser aplicada em duas doses com intervalo de seis meses; a outra, em três doses distribuídas também nesses seis meses.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo