Local

Surtos de gripe aviária em diversos estados americanos levantam preocupações de saúde pública

Os últimos desenvolvimentos sobre o vírus incluem vacas leiteiras infectadas e o primeiro caso conhecido de um humano contraindo a gripe aviária de um mamífero

CDC alerta para surto de gripe aviária. Foto: Vida e Ação

Nesta semana, uma instalação avícola em Michigan e um produtor de ovos no Texas reportaram surtos de gripe aviária, segundo informou o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Além disso, os últimos desenvolvimentos sobre o vírus incluem vacas leiteiras infectadas e o primeiro caso conhecido de um humano contraindo a gripe aviária de um mamífero. Apesar das autoridades de saúde afirmarem que o risco para o público continua baixo, a notícia do surto relatado pelo maior produtor de ovos frescos dos EUA tem gerado apreensão.

A diretora CDC, Dra. Mandy Cohen, informou à Associated Press na quarta-feira (3) que a agência está tratando a situação com seriedade. Ela enfatizou que, embora o vírus já tenha sido bem estudado, sua presença no gado aumenta o nível de preocupação, sugerindo que os trabalhadores agrícolas que lidam com o gado, e não apenas aves, podem precisar adotar precauções. Cohen também destacou que “não se trata de uma nova cepa do vírus”, e que as autoridades têm se preparado para a gripe aviária há pelo menos duas décadas.

O Que É a Gripe Aviária?

A gripe aviária é causada por vírus que naturalmente infectam aves, especialmente aves selvagens, antes de se espalharem para aves domesticadas. Desde sua identificação inicial em 1959, o vírus evoluiu, afetando também outras espécies animais, como cães, gatos, gambás, ursos e até focas e botos. Nos EUA, essa variante da gripe aviária foi detectada em aves selvagens em todos os estados, além de operações comerciais e rebanhos de quintal. Milhões de galinhas morreram ou foram sacrificadas para conter os surtos.

Recentemente, o vírus foi encontrado em gado em vários estados, incluindo Idaho, Kansas, Michigan, New Mexico e Texas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

Como a Gripe Aviária Afeta as Pessoas?

Desde que foi identificada como uma ameaça para os humanos em um surto em Hong Kong em 1997, a gripe aviária tem sido associada a quase 900 casos e mais de 460 mortes em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Nos EUA, houve apenas dois casos, nenhum fatal. Recentemente, autoridades de saúde do Texas diagnosticaram uma pessoa em contato com vacas com gripe aviária, cujo único sintoma relatado foi vermelhidão nos olhos.

Os sintomas incluem tosse, dores no corpo e febre, podendo levar à pneumonia grave em alguns casos.

Pode a Gripe Aviária se Espalhar Entre as Pessoas?

Embora a maioria das infecções seja transmitida diretamente das aves para os humanos, os cientistas estão atentos a qualquer sinal de transmissão entre pessoas. Embora tenha havido casos isolados de transmissão entre humanos, o risco atual para a saúde pública é considerado baixo, e não há evidências de que a gripe aviária esteja se espalhando entre as pessoas nos EUA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo