Mundo

Terremoto atinge o sul do Japão e derruba prédios

Tremor de 6.0 de magnitude deixou pessoas presas sob escombros

Tremor de 6.0 de magnitude deixou pessoas presas sob escombros
Tremor de 6.0 de magnitude deixou pessoas presas sob escombros

Um terremoto de 6.0 de magnitude atingiu o sul do Japão nesta quinta-feira (14), segundo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi a 11 km a leste da cidade de Kumamoto. Vários prédios desmoronaram após o tremor que aconteceu às 21h26 no horário local (9h26 de Brasília).

Segundo a CNN, 12 pessoas ficaram feridas por causa do tremor. Tremores foram registrados posteriormente, o mais forte teve a magnitude de 6.4.

O principal porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, afirmou que prédios desmoronaram,  mas não deu detalhes, segundo a Reuters. Não há alerta de tsunami (onda gigante com potencial destrutivo), assegurou o porta-voz. Também não houve impacto no funcionamento dos reatores nucleares na ilha de Kyushu ou nas proximidades de Shikoku, de acordo com a agência Reuters.

A polícia de Kumamoto diz que recebeu relatos de que várias pessoas que ficaram presas sob casas destruídas, de acordo com o site da TV japonesa NHK. O prefeito afirmou que há relatos de fogo em alguns pontos da cidade. A cidade de Mashiki, de 34 mil habitantes, também registrou um incêndio.

A imprensa também informou que os trens de alta velocidade estavam paralisados por precaução, informou a France Presse.

Repórteres do escritório da NHK em Kumamoto disseram ter sentido um forte tremor por cerca de 30 segundos.

“Temos a intenção de fazer o máximo para compreender a situação”, afirmou o primeiro-ministro, Shinzo Abe. O governo ainda está coletando informações sobre os eventuais estragos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo