Terremoto atinge o sul do Japão e derruba prédios

Tremor de 6.0 de magnitude deixou pessoas presas sob escombros

0
1552
Tremor de 6.0 de magnitude deixou pessoas presas sob escombros
Tremor de 6.0 de magnitude deixou pessoas presas sob escombros

Um terremoto de 6.0 de magnitude atingiu o sul do Japão nesta quinta-feira (14), segundo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi a 11 km a leste da cidade de Kumamoto. Vários prédios desmoronaram após o tremor que aconteceu às 21h26 no horário local (9h26 de Brasília).

Segundo a CNN, 12 pessoas ficaram feridas por causa do tremor. Tremores foram registrados posteriormente, o mais forte teve a magnitude de 6.4.

O principal porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, afirmou que prédios desmoronaram,  mas não deu detalhes, segundo a Reuters. Não há alerta de tsunami (onda gigante com potencial destrutivo), assegurou o porta-voz. Também não houve impacto no funcionamento dos reatores nucleares na ilha de Kyushu ou nas proximidades de Shikoku, de acordo com a agência Reuters.

A polícia de Kumamoto diz que recebeu relatos de que várias pessoas que ficaram presas sob casas destruídas, de acordo com o site da TV japonesa NHK. O prefeito afirmou que há relatos de fogo em alguns pontos da cidade. A cidade de Mashiki, de 34 mil habitantes, também registrou um incêndio.

A imprensa também informou que os trens de alta velocidade estavam paralisados por precaução, informou a France Presse.

Repórteres do escritório da NHK em Kumamoto disseram ter sentido um forte tremor por cerca de 30 segundos.

“Temos a intenção de fazer o máximo para compreender a situação”, afirmou o primeiro-ministro, Shinzo Abe. O governo ainda está coletando informações sobre os eventuais estragos.