Terremotos de cinco graus na escala Richter assustam CA

0
382

Foram mais de 100 tremores. População temeu pelo ‘Big One’

Mais de 100 tremores de terra assustaram os moradores da região da fronteira entre o estado americano da Califórnia e o México. O terremoto mais intenso (5,7 graus na escala Richter) foi sentido em San Diego, mas não há registros de danos significativos ou vítimas, mas uma partida de beisebol entre o Toronto Blue Jays e o San Diego Padres teve que ser interrompida.

Como se sabe, a Califórnia pode sofrer um terremoto de grande magnitude. Segundo cientistas, a falha de San Andreas alcançou um ponto de tensão crítico em sua parte sul, perto de Los Angeles, o que provocaria o chamado Big One, um terremoto devastador, acima dos oito graus na escala Richter. A parte sul da falha não produziu nenhum terremoto de grande extensão nos últimos três séculos, mas estudos analisaram as bordas dessa área e constataram que os movimentos das bordas acumularam muita tensão.

Não é possível prever exatamente quando o terremoto acontecerá. Especialistas estimam que tal tremor poderia matar milhares de pessoas na área de Los Angeles, densamente habitada, e causar dezenas de bilhões de dólares de prejuízos.