Histórico

Terremotos de cinco graus na escala Richter assustam CA

Foram mais de 100 tremores. População temeu pelo ‘Big One’

Mais de 100 tremores de terra assustaram os moradores da região da fronteira entre o estado americano da Califórnia e o México. O terremoto mais intenso (5,7 graus na escala Richter) foi sentido em San Diego, mas não há registros de danos significativos ou vítimas, mas uma partida de beisebol entre o Toronto Blue Jays e o San Diego Padres teve que ser interrompida.

Como se sabe, a Califórnia pode sofrer um terremoto de grande magnitude. Segundo cientistas, a falha de San Andreas alcançou um ponto de tensão crítico em sua parte sul, perto de Los Angeles, o que provocaria o chamado Big One, um terremoto devastador, acima dos oito graus na escala Richter. A parte sul da falha não produziu nenhum terremoto de grande extensão nos últimos três séculos, mas estudos analisaram as bordas dessa área e constataram que os movimentos das bordas acumularam muita tensão.

Não é possível prever exatamente quando o terremoto acontecerá. Especialistas estimam que tal tremor poderia matar milhares de pessoas na área de Los Angeles, densamente habitada, e causar dezenas de bilhões de dólares de prejuízos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo