Negócios

Tether, a maior stablecoin do mundo, perde paridade com dólar em meio à queda das criptomoedas

Tether seguiu os passos do terraUSD, que se desvalorizou e começou a ser negociado abaixo de $1 na segunda-feira (9)

Autoridades regulatórias já afirmaram que as stablecoins são uma parte do mercado de criptomoedas que precisa de normas e regulações (Foto: beincrypto.com)
Autoridades regulatórias já afirmaram que as stablecoins são uma parte do mercado de criptomoedas que precisa de normas e regulações (Foto: beincrypto.com)

O tether (USDT), a maior stablecoin do mundo, caiu abaixo de $1 na quinta-feira (12), intensificando as preocupações de investidores em meio ao crash em todo o mercado de criptomoedas.

O tether é uma stablecoin que deveria manter a paridade com o dólar, mas, era negociado a $0.99 na tarde da quinta-feira, de acordo com a Coinbase.

A queda, cerca de 6% abaixo de $1, ocorre em meio ao cenário de grandes perdas das criptomoedas que apagou bilhões do mercado. Outra stablecoin, o terraUSD, perdeu completamente sua paridade com o dólar nesta semana.

Diferentemente do terraUSD, que utiliza um token, Luna, para manter seu valor a $1, o tether diz que suas criptomoedas são lastreadas em reservas reais, embora o grupo seja alvo de críticas por causa da falta de transparência sobre esses ativos. Em 2021, a US Commodity Futures Trading Commission multou o tether em $41 milhões por causa de declarações enganosas sobre as reservas .

O CTO do tether, Paolo Ardoino, disse que o grupo está honrando os resgates do USDT em $1 e a empresa já realizou mais de 300 milhões deles nas últimas 24 horas “sem a menor dificuldade”.

As stablecoins deveriam ser um refúgio relativamente seguro nos mercados de criptomoedas, que são altamente voláteis. Elas são mantidos estáveis ​​por serem atrelados a outros ativos – incluindo dinheiro fiduciário, como o dólar, e ativos tangíveis, como ouro – ou por meio de um algoritmo.

Com uma capitalização de mercado de mais de $80 bilhões, o tether é de longe a maior stablecoin do mundo e a terceira maior criptomoeda. Ele ocupa um papel central no mercado de criptoativos e é usado para completar outras transações e armazenar valor.

Autoridades regulatórias já afirmaram que as stablecoins são uma parte do mercado de criptomoedas que precisa de normas e regulações. Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, pediu uma “regulação federal consistente” sobre os ativos, que, para ela, são um risco à estabilidade financeira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo