Entretenimento

Trailer de “A Pequena Sereia” da Disney gera polêmica na internet

Com protagonista negra, a adaptação recebe ataques racistas e chuva de “dislikes”

Foto: Reprodução

O trailer da adaptação de “A Pequena Sereia”, da Disney, está entre os assuntos mais comentados da internet desde que o vídeo foi divulgado pelo estúdio, na última sexta-feira (9). Estrelado pela cantora e atriz Halle Bailey, a polêmica gira em torno da cor da pele da protagonista. Na internet, usuários reclamam que ter a atriz negra no papel principal fere a integridade do desenho original, de 1989, onde a personagem Ariel é ruiva de pele alva. As mesmas críticas já tinham vindo a público em 2019, quando a Disney divulgou a escalação de Bailey para o live-action, mistura de filme e animação.

Em apenas dois dias, o trailer recebeu mais de um milhão de “dislikes” – a marca fez com que o YouTube removesse o botão, mas os números ainda estão disponíveis através de uma extensão do Google Chrome. A seção de comentários também explodiu com fãs defendendo a representatividade, outros proferindo ataques racistas à personagem. Um usuário escreveu: “1,5 milhão de dislikes no trailer da Pequena Sereia… Por quê? Porque ela é negra? As sereias são criaturas de fantasia e não deveriam estar ligadas a nenhuma cor de pele. Continuem bravos!”.

A hashtag #notmyariel também entrou para os trends da semana, sob o argumento que “A Pequena Sereia” é uma história baseada no conto de fadas dinamarquês de Hans Christian Andersen e, portanto, deveria representar a aparência de uma menina daquele país, ou seja, branca. A disputa diante desse argumento vem do fato de Ariel ter a pele verde na história escrita por Andersen em 1837. Na obra original, a menina corta sua língua em troca de pés, que sangram constantemente quando ela está em terra firme, e termina com ela se dissolvendo em espuma do mar depois de considerar esfaquear o príncipe Eric e sua nova esposa, episódios que não fazem parte do desenho original da Disney, sem questionamento dos mais puristas.

A reação negativa de parte do público não parece diminuir o entusiasmo de crianças e adolescentes diante da personagem vivida por Bailey. No TikTok, viralizou uma série de vídeos mostrando a reação comovente de meninas negras ao trailer. “Mamãe!”, exclamou uma garotinha em vídeo postado pelo usuário nickyknackpaddywack. “Ela é morena como eu!”. Seu vídeo está entre os muitos compartilhados nas redes sociais, acompanhados da hashtag #representationmatters para ajudar a demonstrar a importância do elenco diversificado na mídia infantil. Na história da Disney, só houve uma princesa negra, Tiana de “A Princesa e o Sapo”.

A adaptação de “A Pequena Sereia”, dirigido Rob Marshall (que também assinou clássicos como “Chicago” e “O Retorno de Mary Poppins”), tem previsão de estreia para o dia 26 de maio de 2023. A animação original ganhou o Oscar em 1989 e é um dos filmes mais aclamados da Disney.

Assista o trailer abaixo:

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo