O presidente Donald Trump afirmou, no domingo (6), em sua plataforma Truth Social, que pretende impor uma tarifa adicional de 10% aos países que se alinharem, política ou economicamente, aos BRICS — atualmente formados por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia S Saudita. Trump não esclareceu a que políticas antiamericanas específicas se referia.
Segundo o republicano, cartas notificando as novas tarifas serão enviadas a partir de segunda‑feira (7) e, se não houver acordo até 1º de agosto, as taxas entrarão em vigor.
O bloco econômico emitiu nota conjunta expressando “sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e violam regras da OMC”. No comunicado, também criticaram os recentes ataques militares dos Estados Unidos e de Israel ao Irã, bem como exigiram negociações para alcançar um cessar‑fogo e a retirada total de tropas israelenses da Faixa de Gaza.
A China classificou as ameaças como “chantagem econômica”, e autoridades de outros países membros do BRICS sugeriram que o anúncio visa minar o avanço do bloco no cenário geopolítico global.