Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Geral Manchete

Trump decide taxar produtos brasileiros em 50%

Em carta ao presidente Lula, Trump alega que aumento foi motivado por tratamento injusto dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ameaças a redes sociais americanas feitas pelo Supremo brasileiro

Presidente Trump enviou carta com o aviso de aumento para o presidente brasileiro, Lula da Silva (Gage Skidmore/Flickr)

O presidente Donald Trump enviou na quarta-feira (9) uma carta ao presidente brasileiro, Lula da Silva, anunciando um aumento de 50% na cobrança de tarifas sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos a partir do dia 1º de agosto.

Trump argumenta que o Brasil tem perseguido o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro por crimes institucionais, como tentativa de abolição do estado de direito e golpe de estado, entre outros. O presidente americano afirma na carta que a forma como o ex-presidente tem sido tratado é “uma vergonha internacional”.

Ainda como argumento para o aumento, Trump diz que a medida foi tomada “em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação da liberdade de expressão dos americanos”. O presidente trata o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE.”

Os ataques referidos por Trump diriam respeito a intervenções do STF junto a plataformas de redes sociais americanas, como o X, que teve a atuação ameaçada no Brasil por acusações de promover a disseminação de desinformação para fins políticos. A rede, que pertence ao bilionário Elon Musk, foi multada, sofreu restrições e voltou a atuar no Brasil. Na época, Musk e Trump eram aliados políticos.

A carta cita também um suposto desequilíbrio no comércio entre os dois países: “Além disso, tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco”.

A balança comercial entre os dois países, entretanto, é favorável aos Estados Unidos, que exporta para o Brasil mais do que importa. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 28 anos de registro no comércio exterior os EUA possuem um superávit de $48.2 bilhões no comércio bilateral com o Brasil. Os EUA são o terceiro parceiro comercial do Brasil (atrás da China e da Europa), ficando com cerca de 11% do total das exportações brasileiras. Óleo bruto, produtos de ferro semifaturados, café e carnes bovinas formam a maior parte desse total, mas também há produtos de alta tecnologia, como os aviões da Embraer.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo