Estados Unidos Manchete

Donald Trump é confirmado como candidato à presidência pelo Partido Republicano

Anúncio foi feito na noite de terça-feira (19) em Cleveland (OH), durante convenção oficial, pelo filho do empresário

Trump é confirmado como candidato Republicano
Trump é confirmado como candidato Republicano

Como já era esperado, Donald Trump foi confirmado como o candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA nesta terça (19), ao conseguir o número de delegados necessário durante a convenção nacional do partido em Cleveland, Ohio. A convenção segue até quinta-feira (21), quando Trump deve aceitar formalmente a nomeação do partido. O candidato a vice será Mike Pence, governador de Indiana.

A votação e confirmou a previsão de Trump se tornar o candidato oficial, depois de garantir a maioria necessária de 1.237 durante as prévias, ainda em maio. Ele terminou com 1.725.

A confirmação aconteceu uma hora depois e foi anunciada por Donald Trump Jr., um dos filhos do candidato e delegado pelo estado de Nova York.

“Vamos ganhar a presidência e levar mudança verdadeira e liderança de volta a Washington. Será uma liderança que põe o povo americano em primeiro. Vamos trazer de volta nossos empregos, vamos reconstruir nossas forças armadas enfraquecidas e cuidar de nossos grandes veteranos. Teremos fronteiras fortes, nos livraremos do Estado Islâmico, e restauraremos a lei e a ordem”, disse Trump numa mensagem em vídeo exibida na convenção após a votação.

Os votos desta terça foram por estado, com um representante de cada um anunciando seu apoio em ordem alfabética.

Porém o estado de origem de Trump, Nova York, passou sua vez a Carolina do Norte, Dakota do Norte, Ilhas Marianas do Norte, Ohio, Oklahoma, Oregon e Pensilvânia para que pudesse ser o estado a anunciar os números que oficializaram a nomeação. Donald Trump Jr. fez o anúncio cercado por seus irmãos Eric, Ivanka e Tiffany.

Com discursos empolgados e saudados com entusiasmo pelos delegados presentes no ginásio Quicken Loans, os delegados de cada estado comunicaram quantos votos Trump teve e quantos foram destinados a outros candidatos. Muitos se referiram a Trump como “o próximo presidente dos Estados Unidos”.

Polêmica

A convenção, assim como a campanha, teve presente a polêmica em torno da candidatura de Trump, que venceu as prévias mas é questionado por lideranças do partido. Trump nunca ocupou cargo público. Os opositores republicanos se mostram alarmados com as posições polêmicas de Trump a respeito de imigrantes e muçulmanos, bem como com seu distanciamento da ortodoxia do partido em temas como o comércio.

Mesmo já não havendo concorrentes de Trump no páreo, o número de delegados atribuídos a outros pré-candidatos durante a convenção nacional mostra que o Partido Republicano está dividido em relação ao magnata, um candidato polêmico. Um levantamento do jornalista Steve Kornacki, da rede MSNBC, mostra que desde 1980 nunca houve tantos votos contra o provável nomeado na convenção. Em 2012, que tinha sido o recorde anterior, foram 202, contra mais de 700 este ano.

Outra polêmica na convenção de Ohio ganhou o noticiário: a esposa de Trump,  Melania Trump, foi acusada de plagiar partes do discurso de Michelle Obama. A imprensa americana começou a demonstrar que, em vários trechos, o discurso de Melania é idêntico ao discurso que a atual primeira-dama fez na Convenção Democrata, quase oito anos atrás. A equipe da campanha de Trump nega a acusação e afirma que foram usadas palavras “comuns”, por isso, a coincidência. Com informações do G1.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo