Negócios

Trump indica Jerome Powell para suceder a Janet Yellen no comando do Fed

A indicação de Powell deverá ser ratificada pelo Senado, um trâmite que não deve apresentar obstáculos para a confirmação no cargo

Jerome Powell é membro da direção do Fed desde 2012
Jerome Powell é membro da direção do Fed desde 2012

O presidente Donald Trump anunciou nA quinta-feira (2) Jerome Powell como seu indicado para dirigir o Federal Reserve (Fed), banco central do país, a partir de fevereiro de 2018, no lugar da atual presidente da instituição, Janet Yellen.

A indicação de Powell, membro da direção do Fed desde 2012, deverá ser ratificada pelo Senado, um trâmite que não deve apresentar obstáculos para a confirmação no cargo.

“Estou convicto de que (Powell) tem o conhecimento e sabedoria necessária para liderar a nossa economia”, disse Trump ao anunciar a decisão na Casa Branca, acompanhado pelo seu favorito para o posto.

Trump ressaltou que “há poucos cargos mais importantes” que o de dirigir o banco central americano e agradeceu o “maravilhoso trabalho” realizado por Yellen nos quatro anos à frente da instituição.

O presidente americano cumpriu as expectativas consensuais entre analistas políticos sobre a escolha de Powell como sucessor da política de Yellen de elevação gradual dos juros e fim do multimilionário programa de estímulo à economia aplicado após a crise financeira iniciada em 2008.

Em seus cinco anos na direção do Fed, o agora candidato de Trump à presidência do banco central sempre votou a favor das decisões majoritárias.

Após duas altas ao longo deste ano, a taxa básica de juros nos EUA está no patamar de 1% a 1,25% e deve aumentar novamente na última reunião de 2017, em dezembro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo