Estados Unidos

Veterinário percorre ruas da Califórnia e trata animais de sem-teto de graça

“The Street Vet” ficou conhecido por medicar, alimentar e vacinar animais de rua

Veterinário percorre as ruas e trata animais gratuitamente na CA (Foto Facebook The Street VET)
Veterinário percorre as ruas e trata animais gratuitamente na CA (Foto Facebook The Street VET)

O veterinário Kwane Stewart trabalha de dia em seu consultório e, nas horas vagas, percorre as ruas de San Diego e região, na Califórnia, em busca de animais que vivem nas ruas com seus donos sem-teto. O trabalho voluntário de Stewart, de 49 anos, chamou a atenção da mídia e foi parar em rede nacional.

Ele é veterinário há mais de vinte anos e conta que, desde criança, tinha o hábito de resgatar animais nas ruas. Quando ele avista um animal com um morador de rua, ele para e examina cachorros e gatos. “Quando eu tenho tempo livre ou estou dirigindo para casa e vejo um animal de estimação em necessidade, eu ofereço alguma ajuda”, explica Stewart em sua página do GoFundMe. “Uma verificação rápida, talvez algum medicamento ou comida … não é muito, mas às vezes dar um pouco pode fazer toda a diferença.”

Não importa para onde esteja indo, Stewart para o carro quando vê um animal e é bem recebido por seus donos. Ele já tratou mais de 400 animais desde que começou o trabalho voluntário pelas ruas de San Diego e Los Angeles.

Uma das lições mais importantes que Stewart disse que aprendeu ao trabalhar como veterinário de rua é que quase tudo o que ele pensava que sabia sobre a realidade de quem mora nas ruas.

“Tive meus próprios preconceitos, como muitas pessoas, sobre os sem-teto antes de começar a trabalhar”, disse Stewart. “Você apenas faz suposições sobre a história deles, mesmo sem saber nada sobre elas. Você aprende muito rapidamente que não tem ideia do que as colocou lá. Pode ser algo como perda de emprego que leva a crédito insuficiente, para que não consigam um apartamento e os problemas acabam virando uma bola de neve”.

“Esses moradores de rua cuidam de seus animais de estimação ainda melhor do que nós”, acrescentou. “Quando eles possuem um animal de estimação, isso gera essa generosidade. Eles sempre garantem que o animal seja alimentado. Medicamente, é onde eles precisam de ajuda.”

A história do veterinário ganhou um programa de TV, o “Dr. Kwane: The Street Vet”, que é exibido para mais de 30 países.  O veterinário paga do próprio bolso por vacinas, remédios e ração para os animais. Ele abriu uma página no GoFundMe para arrecadar fundos para cobrir esses custos. (Com informações da CNN)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo