Esportes

Vinicius Jr. ameaça deixar La Liga depois de ataques racistas em Valencia

O atacante Vinicius Jr., o melhor jogador do Real Madrid na atualidade, foi mais uma vez vítima de racismo, desta vez em Valencia

O brasileiro foi expulso após confusão com o goleiro Mamardashvili. Foto: Twitter

No domingo (21), no Estádio Mestalla, Vini Jr. foi vítima de atos racistas quando parte da torcida do Valencia passou a chamá-lo de “macaco” no segundo tempo da partida entre Valencia e Real Madrid, no campeonato espanhol La Liga. O jogo chegou a ficar paralisado por cerca de oito minutos. Nos minutos finais, o brasileiro foi expulso após confusão com o goleiro Mamardashvili.

Após a partida, o brasileiro usou as redes sociais para dois posicionamentos diferentes. Em um deles, o atacante disse que sua expulsão foi um “prêmio por sofrer racismo”. O atacante ironizou a postura da liga ao compartilhar o slogan da entidade que rege o Campeonato Espanhol.

LaLiga tinha registrado até o fim de março oito reclamações na Justiça por racismo contra Vinicius Junior nesta temporada. A liga espanhola criou em fevereiro uma comissão específica para lidar com casos relacionados ao brasileiro.

Em nota divulgada após a partida deste domingo, LaLiga declarou que vai investigar os “incidentes” ocorridos no estádio Mestalla. A liga também informou que já solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o caso e, caso necessário, vai tomar “todas as medidas cabíveis”.

Por sua vez, o Real Madrid se posicionou, na manhã desta segunda-feira (22), contra o racismo sofrido por Vinícius Junior na Espanha. O clube espanhol afirma que acionou a Procuradoria-Geral do Estado por crime de ódio e discriminação.

Leia a nota oficial do Real Madrid sobre racismo contra Vinicius Junior:

“O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior.

Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito.

O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades.

O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público.

Por este motivo, e dada a gravidade dos factos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu caráter privado no processo que está a ser instaurado”, se posicionou o Real Madrid em nota oficial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo