Histórico

Violinista brasileiro é grande atração em festival americano

Carmelo de Los Santos se apresenta nesse fim de semana no Classical Weekend Concert em Santa Fé

O brasileiro Carmelo de Los Santos vai ser a grande atração do festival Santa Fé Pro Música a ser realizado neste fim de semana na capital do Novo México. Santos vai apresentar uma de suas especialidades, obras de Samuel Barber. O violinista também é professor de violino na Universidade do Novo México (UNM).

“A história das obras de Barber é interessante. Ele começou a escrever quando a Europa estava em plena segunda guerra mundial, mas mesmo assim suas obras são otimistas, bonitas e cheias de musicalidade”, conta o brasileiro que garante que as músicas de Barber exigem muito trabalho da orquestra. “Em alguns momentos, em particular no terceiro movimento, é uma obra difícil para os músicos da orquestra e um violinista fazerem junto”, explicou.

O concerto de violino criado por Samuel Barber foi idealizado em 1939 quando o artista morava na Europa.

Janeiro tem sido um mês bem movimentado para o artista brasileiro. Carmelo acaba de chegar do Brasil depois de participar de um festival. “Eu cheguei no Brasil em um domingo de manhã e à noite estava tocando com a orquestra”, lembra. Depois de 14 dias no Brasil onde também aproveitou para ensinar um pouco do que sabe, Carmelo retornou a Albuquerque, onde mora, e começou os ensaios para o festival deste fim de semana.”

Carmelo ficou famoso no Brasil, quando aos dezesseis anos ganhou um dos mais prestigiados prêmios nacionais de música, o Prêmio Eldorado de Música. Criado em 1985, o prêmio é considerado a mais importante premiação da música erudita no Brasil.

O festival em Santa Fé acontece no sábado (25) e domingo (26) no Lensic Performing Arts Center (211 W. San Francisco St – Santa Fé).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo