Taiara Desirée

Visagismo é um passo para uma imagem sustentável

Entenda como o Visagismo Philip Hallawell é um caminho para práticas sustentáveis

Taiara Desirée
Taiara Desirée

Acabou o tempo em que a moda ditava o que você tinha que usar, fazer e até ser; embora muitos ainda vivam prisioneiros dessas armadilhas, em grande escala, essa realidade já não existe. As pessoas estão, cada vez mais, buscando por uma moda e imagem fora dos padrões.

Como diz o Paulo Cordeiro¹ “A grande tendência da atualidade é a personalização, especialmente no que se refere à imagem pessoal. Sentir-se belo e único é muito importante hoje; beleza e estilo não são vistos como coisas fúteis e superficiais. Estilo é fundamental. Expressa conteúdo: valores, conceitos e uma filosofia de vida. A criação de beleza com estilo estabelece uma identidade personalizada. Isso é visagismo.”

A correta criação de uma imagem pessoal, que represente aquilo que o ser humano é em seu íntimo e atenda as suas necessidades em diferentes âmbitos da vida, é uma exigência que se intensifica paulatinamente na cultura contemporânea e que se consegue por meio do visagismo.

Através do significado das linhas e formatos do rosto, das características comportamentais, da classificação do tipo de pele, das interpretações do modo de sentar e caminhar, entre outros aspectos, é possível compreender a personalidade do indivíduo e, a partir daí, pode-se adequar a sua imagem as suas reais necessidades e desejos.

Sustentabilidade
Sustentabilidade

O Visagismo Philip Hallawell exige que a pessoa reflita sobre quem é, quais as suas qualidades e fraquezas, no que deseja se aperfeiçoar e o que pretende deixar de lado e, principalmente, como considera sua identidade e como deseja ser identificada pelos outros.

Após esse processo reflexivo o indivíduo passa entender com mais clareza sobre si mesmo e isso significa autoconhecimento. Quando nos conhecemos profundamente passamos a entender que não precisamos de muito para revelar estilo, apenas de escolhas corretas.

De acordo com o Philip Hallawell, “o visagismo eleva a autoestima, cria bem-estar e faz com que a pessoa se sinta valorizada e bela. Ajuda a refletir sobre suas qualidades, prioridades e desejos, e ela descobre como cuidar da sua imagem pessoal, para evidenciar suas qualidades ou reforçar alguma característica.” ²

A transformação da intenção numa imagem com harmonia e estética é feita pela escolha de um conjunto de linhas, formas e cores que vão expressar o que a pessoa deseja. A construção de uma imagem pessoal customizada é uma criação usando linhas, formas e cores e outros conhecimentos da linguagem visual. Contrário ao processo artesanal de selecionar peças, acessórios e cortes de cabelo para construir um estilo padronizado, afirma o Philip.

Além disso, conhecer o seu tipo de pele e a sua cartela de cores é fundamental para criar uma imagem pessoal com harmonia e estética. Ao saber quais cores combinam com você, valorizam a sua aparência como um todo, tornando-a mais interessante, harmoniosa e atraente, você fará escolhas assertivas e inteligentes, evitando erros nos momentos das compras das roupas e acessórios o que, consequentemente, o ajudará a praticar um consumo consciente.

Sustentabilidade, em resumo, é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais sem comprometer a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

Sabendo que o Visagismo Philip Hallawell não incentiva a vaidade e o consumismo, mas o estilo consciente e personalizado, entende-se, portanto, que o visagismo é uma prática sustentável.

Gosto de dizer que “estilo é expressão e autoconhecimento é libertação”, então precisamos entender o que o conjunto do cabelo, maquiagem, sobrancelhas, vestimentas e acessórios diz e se condiz com quem somos e com os nossos valores, pois, somente assim, será possível libertar o melhor de si através da própria imagem.

Quer saber mais? Acesse o www.designpessoal.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo