Taiara Desirée

Pense bem antes de comprar

Reflita antes de comprar, pratique o consumo consciente e colha os benefícios

Reflita antes de comprar
Reflita antes de comprar (Foto: Pixabay)

Todas as nossas escolhas têm um forte impacto além do aspecto pessoal, por isso, antes de entrar de cabeça nas compras e ofertas que o mercado oferece, que tal responder a essas perguntas: Preciso comprar? Por que comprar? O que comprar? Como comprar? De quem comprar? Como usar? E como descartar?

Ao fazer essa breve reflexão–muitas vezes–você verá que a ideia da compra pode ser apenas por impulso e desnecessária, afinal não precisamos nem devemos manter o ritmo de consumo que fomos acostumados durante anos. Ser consciente poupa recursos que já estão escassos no nosso planeta!

Se pormos em prática o que ensina Otto Scharmer em sua Teoria U veremos que mudar nossas escolhas e atitudes quanto ao consumo é bem mais fácil do que imaginamos. Em resumo, precisamos ter a Mente Aberta para ver a realidade do mundo atual, ter o Coração Aberto para se sensibilizar com a situação em que vivemos e também ter a Vontade Aberta para, de fato, agir e fazer a nossa parte pelo bem da Terra e de todos os que nela habitam.

Trata-se de um processo reflexivo onde deixamos de lado o EGO para ser mais ECO, parando de pensar somente em si para enxergar o mundo com mais empatia. É agir localmente pensando globalmente. Há muitas razões para isso, mas posso apresentar alguns dados que já são bem relevantes:

• Consumimos, anualmente, mais de 1 vez e meia o que o planeta pode gerar e regenerar em um ano [veja mais sobre o Overshoot Day]

• Temos 2,5 bilhões de pessoas na faixa da miséria.

• Vivemos o grande desequilíbrio do ‘TER x NÃO TER’, ou seja, o dinheiro está nas mãos de poucos.

• De acordo com a OMS, a taxa de suicídios no mundo é três vezes maior que o número de mortes por guerra ou violência.

• Ainda segundo a OMS, a poluição ambiental mata mais de 12 milhões de pessoas por ano.

• Até 2030 teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos, se nada for feito para mudar o ritmo de consumo e descarte inadequado desse material.

• Vivemos numa bolha ecológica ilusória, sempre pensando que temos um crescimento infinito, quando na verdade temos recursos finitos e muitos já escassos.

Esses são alguns sinais de que estamos numa era de colapsos financeiros, ecológicos, sociais e climáticos, de escassez de recursos, saúde, educação, de fome, desequilíbrio emocional, entre outros.

E você já parou para se perguntar: Por que nós, coletivamente, produzimos resultados que não queremos?

Com base em tudo isso, sugiro mais algumas reflexões: Será que você consome o que realmente é necessário ou ainda se mantém vítima do consumismo? Você está atento aos riscos climáticos e sociais?

O planeta está aquecendo e todos precisam entender os riscos desse processo. Procure saber o que as empresas estão fazendo com relação a isso. Se a compra for realmente necessária, prefira consumir de empresas que estão atuando com responsabilidade socioambiental. Busque saber mais sobre consumo e produção conscientes, cobre por economia circular, pergunte, exija, faça a sua parte, afinal, mudanças começam com iniciativas.

Vamos juntos construir o futuro que queremos.

Foto: Pixabay

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo